Laboratório Aberto é lançado com Workshop - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quarta-feira, novembro 22, 2017

Laboratório Aberto é lançado com Workshop





O primeiro Laboratório Aberto de Camaçari (LABTeC) foi lançado em grande estilo com a realização do 1º Workshop de Ciência e Tecnologia, que ocorre nesta terça-feira (22/11) até as 17h, com uma programação diversificada que vai desde minicurso de robótica à mostras de impressão e scanner 3D. O LABTeC é um espaço destinado para o desenvolvimento de projetos nas áreas de pesquisa e extensão, e que vai funcionar na Cidade do Saber, onde acontece o workshop de lançamento.
A abertura, que contou com apresentação musical, teve a presença de alunos de escolas municipais, a exemplo da Escola Municipal do Natal, que levou cerca de 60 estudantes do 4º e 5º ano. Os jovens foram acompanhados pela gestora da unidade e o secretário escolar, Elisângela Oliveira e Marcos Vinícius do Amor Divino, respectivamente, que ficaram muito empolgados com a oportunidade de trazer os educandos para o evento. “Além de tirá-los da rotina normal em sala de aula, o que faz com que eles renovem a vontade de aprender e o gosto pela escola, essa é uma excelente chance para despertar neles o interesse por áreas tecnológicas e científicas, contribuindo assim para a escolha mais acertada de uma futura formação profissional”, ponderaram.
O vice-prefeito, José Tude, representando o prefeito Antonio Elinaldo, marcou presença na solenidade e ressaltou que “a gestão está comprometida em desenvolver ações e projetos que estimulem a criatividade e empreendedorismo dos jovens”. A secretária da Cultura, Márcia Tude, anfitriã do evento, explicou o papel do LABTeC. “O laboratório aberto é, sobretudo, um ambiente de aprendizagem e de acesso livre para inventores e empreendedores, um espaço para dar vida à criatividade”, explicou ela.
Dois grandes palestrantes participaram da cerimônia de abertura do evento, a coordenadora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que falou sobre o tema “Educação e Inovação: As possibilidades através da aprendizagem móvel”, e o diretor da Agência de Inovação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Eduardo Jorge, que com exemplos práticos do dia a dia explicou sobre o que é um Laboratório Aberto e um Fab Lab (Laboratório de Fabricação) e prendeu a atenção da garotada.
Para Eneida Baumann, mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a implantação do LABTeC mostra que Camaçari está interessada em discutir e trabalhar o aspecto da inovação tecnológica, o que potencializa os jovens da cidade e estimula o sentimento de pertencimento, já que muitos jovens qualificados acabam por buscar oportunidade fora do município ou mesmo do estado. “Esse pontapé inicial, conduzido por uma equipe tão comprometida, tem tudo para dar certo e trazer grandes resultados”, finalizou ao acrescentar que “ eles vão poder contar com as instituições parceiras, como o IFBA, para que o laboratório seja um ponto de transformação do município”.
O Laboratório Aberto de Camaçari está vinculado ao Museu de Ciência e Tecnologia - o Unica- Universo da Criança e do Adolescente, que é coordenado por Ana Nery e Leonardo Lucena, engenheira da computação e mestrando de Ciência da Computação, respectivamente. Segundo Nery, a proposta é trazer a comunidade para desenvolver pesquisa através da ciência. “O local dispõe de bancadas e computadores, e a nossa proposta é construir o acervo a partir do reaproveitamento de peças de máquinas e equipamentos”, esclareceu.
“As pessoas podem trazer idéias e, junto com a equipe do LABTeC, montar o projeto, mas se o projeto já existe, ele vai passar por análise de viabilidade técnica para ver se pode ser executado”, explicou Ana Nery, ao lembrar que no espaço vão atuar como estagiários e monitores,  estudantes de informática, eletrotécnica e de diversas áreas da engenharia, como de produção e mecatrônica. “O LABTeC é uma excelente oportunidade para que estudantes estagiem e desenvolvam projetos”, concluiu ela.
O 1º Workshop de Ciência e Tecnologia, que marcou o lançamento do LABTeC, é realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Museu UNICA, em conjunto com a Secretaria da Educação (Seduc), que foi representada na ocasião pela secretária da pasta, Neurilene Martins. O evento é apoiado pela Fab Lab Camassary e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Oziel Araújo, também presente no ato, e contou com o patrocínio da iniciativa privada.

GALERIA DE FOTOS

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here