Cerest atende trabalhadores de seis municípios - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

segunda-feira, julho 18, 2016

Cerest atende trabalhadores de seis municípios


O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Camaçari atende trabalhadores do Município e da microrregião com serviços de acolhimento e orientações ao trabalhador, quanto à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Além disso, o órgão, localizado na rua Goiás, s/n, Centro, próximo à Sedes (Secretaria do Desenvolvimento  Social), acompanha a emissão de laudo médico e realiza  inspeção nas empresas.
A microrregião é composta pelas cidades de Camaçari, Simões Filho, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca e São Francisco do Conde. O serviço é prestado de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e o atendimento é feito mediante agendamento presencial, realizado por ordem de chegada.
Para solicitar um dos serviços disponíveis no Cerest é importante que o trabalhador apresente as carteiras de identidade e de trabalho, CPF e exames médicos, quando tiver. Pessoas que trabalham e não possuem vínculo empregatício também podem ser atendidas pelo Cerest.
A equipe da unidade ainda promove ações de educação, comunicação e informação na promoção da saúde do trabalhador. As orientações também são prestadas a sindicatos, associações, Ministério Público e a Gerência Regional do Trabalho e Emprego, entre outros.
No caso das inspeções às empresas, a ação é feita a partir de denúncias e com base no cronograma do Cerest. Durante a ação é feita a identificação e controle dos riscos e recomendações quanto às medidas de prevenção à saúde dos trabalhadores. A prioridade das inspeções é voltada para as empresas que registraram acidentes de trabalho graves.
De janeiro a junho deste ano, o Cerest contabilizou 125 acolhimentos e 86 trabalhadores foram encaminhados para consulta médica. A unidade é mantida pela Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde), e conta com a parceria do Ministério da Saúde, via Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador).
EQUIPE
O Cerest de Camaçari conta com uma equipe multiprofissional especializada em saúde do trabalhador. No quadro, composto por 19 profissionais, há socióloga, engenheira de segurança do trabalho, técnico de segurança, psicólogo, médico clínico, fisioterapeuta, assistente social, enfermeira, recepcionista, motorista e vigilante. 
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here