Encontro debate creches comunitárias de Camaçari - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

sexta-feira, junho 10, 2016

Encontro debate creches comunitárias de Camaçari




Representantes de 11 creches comunitárias de Camaçari participaram, na manhã desta sexta-feira (10/06), do I Encontro Coletivo de Escolas Creches Comunitárias do Município 2016, realizado no Teatro Alberto Martins. O evento foi marcado pelo lançamento do livro A importância das Creches e Escolas Comunitárias na Efetivação da Política de Educação Infantil, de autoria de Raquel Alves Sobrinho. A publicação relata os resultados e a trajetória das creches comunitárias de Camaçari e do Brasil.
De acordo com a coordenadora do Coletivo das Creches de Camaçari, Celi Maria de Souza, a Prefeitura tem um papel importante na manutenção das creches do Município. As ações de educação infantil recebem mensalmente uma verba para manter a folha de pagamento dos colaboradores, material didático-pedagógico, higiene e alimentos perecíveis. Ao todo, são beneficiadas cerca de 1.600 crianças, de 0 a 5 anos.
Durante o encontro foi revelada a linha do tempo do movimento das escolas e creches comunitárias de Camaçari, que tiveram início na década de 1980. A primeira instituição comunitária do Município foi a Escola e Creche Comunitária do Parque Florestal, no bairro do Parque Florestal. Na ocasião, foi destacado também o papel atual das creches comunitárias que buscam expandir e fortalecer a educação para crianças carentes do Município.
O evento foi aberto com a apresentação das crianças e professores da Creche Comunitária de Parafuso. Os alunos cantaram, dançaram e interpretaram as tradicionais cantigas de roda da localidade, com a participação do “Boi Janeiro Mimoso”.
Atualmente, estão conveniadas aos governos municipal e federal a Creche Comunitária Associação Paulo Tonicci, no bairro Dos 46, Creche Comunitária Emanuel, no bairro Ponto Certo, Creche Comunitária Nossa Senhora do Amparo, no bairro Gravatá, Creche Brincando e Criando no, bairro Novo Horizonte, Escola e Creche Comunitária de Parafuso, na localidade de Parafuso, Parque Verde Projeto Social, no bairro do Parque Verde, Creche Comunitária Criança Feliz, no bairro das Mangabas, as Creches Comunitárias Esperança I, II, e IV, creches comunitárias Estiva de Buris e Nossa Senhora Santana, ambas no distrito de Vila de Abrantes, e Escola e Creche Comunitária Parque Florestal, no bairro Parque Florestal.
Participaram do evento os secretários do Esporte e Laser, Manuel Costa, e da Mulher, Suzana de Lima, além de representantes do Conselho Municipal de Educação.
LIVRO
O livro A importância das Creches e Escolas Comunitárias na Efetivação da Política de Educação Infantil traz uma reflexão sobre o contexto da educação atual e das necessidades da comunidade de Camaçari, como forma de contribuição direta para as famílias carentes nas quais os pais precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos.
A publicação revela também dados da efetivação das creches comunitárias, através do convênio mantido pela Prefeitura, por meio do repasse para manutenção da folha de pagamento dos colaboradores, material didático-pedagógico, higiene e alimentos perecíveis. 


Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here