Lançado programa de aprendizagem para Jovens




Camaçari deu, nesta segunda-feira (09/11), mais um importante passo para a transformação da realidade social e profissional dos jovens do Município. Foi o lançamento do Programa Municipal de Aprendizagem para Jovens Ser + Aprendiz, que tem como finalidade o fomento ao primeiro emprego e a valorização do exercício laboral, de acordo com as regulamentações e normativas na esfera municipal e Federal, por meio do Ministério do Trabalho, Emprego e Renda.
Os moldes do Programa Municipal que contempla 56 jovens são pioneiros na Bahia. O diferencial é que os beneficiados serão contratados pela Prefeitura. A administração municipal será a contratante, a Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), a pasta executora do programa, e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), responsável pela formação profissional técnica e teórica.
Para o prefeito Ademar Delgado, a concretização do programa é a realização de um sonho. “Devemos cuidar das pessoas desde cedo para garantir que o futuro seja de mais oportunidades. Ações como essa justificam o meu governo”, declarou emocionado ao mesmo tempo em que desejou sucesso na nova etapa da vida dos jovens aprendizes.
O secretário do Desenvolvimento Social, Mozart Vivas, lembrou que a transformação do país está nas mãos dos jovens e que a Prefeitura está contribuindo com isso ao oportunizar experiências profissionais aliadas ao ensino.
A jovem Gyovana de Jesus, de 16 anos, estudante do 1º ano do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) e moradora do Phoc II, estava radiante com as novas perspectivas. “Esse será o primeiro passo rumo a minha realização profissional e sei que esse programa abrirá caminhos de forma positiva”, declarou emocionada. “Serei eternamente grata à Prefeitura por dar a minha filha oportunidade de emprego e, sobretudo, de amadurecimento pessoal e profissional”, completou a dona de casa Maria do Carmo Machado, de 46 anos, mãe de Gyovana.
Na cerimônia de lançamento, realizada no auditório da Segov (Secretaria de Governo), aconteceu a assinatura simbólica entre o prefeito Ademar Delgado e a jovem Tarssila Santana, de 15 anos, primeira colocada através da Seleção Pública Simplificada.
O PROGRAMA
O Ser + Aprendiz busca gerar oportunidades de formação e trabalho digno para moradores de Camaçari com idade entre 14 e 20 anos, estudantes do 7º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio, com ênfase na prestação de serviço público, na área de auxiliar/assistente administrativo.
As atividades serão realizadas no turno oposto ao do ensino regular. O início das aulas está previsto para a próxima quinta-feira (12/11).
Os jovens aprendizes terão 4 horas diárias de atividades de segunda a sexta-feira. A remuneração é equivalente a meio salário mínimo, além de benefícios proporcionais à carga horária e vale transporte, tudo definido em contrato assinado com a Prefeitura na última sexta.
O programa será dividido em três fases, com um total de 1000 horas/aula. A primeira etapa é a formação eórica com 280 horas, a segunda fase é a teórico-prática supervisionada, com 176 horas e a terceira e última etapa, com 544 horas é a prática efetiva. Ao final do programa os jovens serão certificados pelo Senac como auxiliar/assistente administrativo e terão na carteira profissional a anotação como experiência de aprendiz.
PRESENÇAS
Estiveram presentes no ato as secretárias de Governo, Jailce Andrade, e da Administração, Lezineide Andrade. Ainda este presente a supervisora Pedagógica do Senac de Camaçari, Aureny Oliveira.  


Autor: Zete Reis

Galeria de Fotos


Related Posts

0 comentários: