Programa Mais Médicos deve contemplar Camaçari com aumento de profissionais



O programa Mais Médicos será ampliado em três mil vagas de residência e Camaçari não vai ficar de fora.  O aumento de vagas do programa federal foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff, terça-feira (05/08), durante a celebração de dois anos do Mais Médicos. A cerimônia contou com as participações do prefeito Ademar Delgado e do secretário municipal da Saúde, Washington Couto.
Diante do anúncio, o prefeito Ademar Delgado solicitou ao secretário Washington Couto que acione a equipe da Saúde para preparar os projetos e sair em busca de mais profissionais do programa federal para Camaçari. Atualmente, Camaçari conta com 13 médicos do programa Mais Médicos e do PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica), iniciativa do governo federal incorporada ao Mais Médicos e prevê a atuação de profissionais da saúde em unidades de todo o país.
Outro compromisso reforçado pela presidente Dilma Rousseff, e que Camaçari também vai pleitear, é a construção de sedes próprias para as Unidades de Saúde da Família que funcionam em espaços alugados e contam com profissionais do Mais Médicos. No Município tem as USFs de Jauá e de Coqueiro de Monte Gordo.
Além das boas notícias para Camaçari, o prefeito Ademar Delgado ressaltou a oportunidade que teve com o secretário Washington Couto de interagir com governadores, secretários estaduais e prefeitos de capitais e cidades convidadas e discutir o SUS (Sistema Único de Saúde).
Um diferencial para Camaçari em relação a outros municípios baianos que tem contribuído para a formação de médicos no país é a presença de 41 residentes que trabalham no Município por meio da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Residência Médica em Medicina de Família e Comunitária, sendo oito médicos, 19 enfermeiros e 14 dentistas.

Related Posts

0 comentários: