Abertura do Festival de Cultura e Arte de Camaçari


“Este ano Camaçari vai promover o maior e melhor Festival de Cultura e Arte”. A afirmação foi feita pelo prefeito Ademar Delgado, durante a abertura da terceira edição do evento, realizada na noite de terça-feira (23/09), no Teatro Cidade do Saber, e marcada por exposições e apresentações de grupos culturais do Município.
O prefeito declarou ainda que a continuação e o aperfeiçoamento do festival mostra o avanço que a cidade vivencia. “Este ano, a grande inovação foi permitir o encontro entre o festival e as comemorações dos 256 anos de Camaçari, celebrado no dia 28 de setembro, quando também serão finalizadas as apresentações do evento. Desejo vida longa ao Festival de Cultura e Arte de Camaçari”.
Durante a abertura do festival, a Cidade do Saber mergulhou nas apresentações culturais e artísticas do Município. As atividades iniciaram na área externa do espaço com as apresentações da Filarmônica 28 de Setembro, do grupo de samba de roda de Barra do Pojuca, Espermacete, e com a participação do grupo de pernas de pau Isartes. Para os amantes da fotografia o foyer do teatro realizou a exposição fotográfica Acervo do Clube de Arte Fotográfica Camaçari. A abertura do evento contou também com apresentação do repentista Bule Bule.
O secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, enfatizou que a 3ª edição do Festival de Cultura e Arte de Camaçari inova e valoriza a cultura local. “Nesta edição fazem parte das apresentações 28 grupos artísticos da cidade, o que reafirma o cuidado que temos em valorizar as tradições e raízes do Município”, disse. 
A assistente social Fabiola Borges, de 34 anos, fez questão de participar da abertura do evento acompanhada das duas filhas, Lara Borges, de 5 anos, e Anna Clara Borges, de 11 anos. Ela contou que acha muito interessante o governo municipal incentivar atividades culturais no Município. “Estou acompanhando toda a programação do festival, pretendo levar minhas filhas em todas as apresentações. São momentos importantes para se divertir e conhecer a riqueza cultural da nossa cidade”, disse a moradora do bairro Dois de Julho.
A noite encerrou com apresentações literárias dos poetas Uri Menezes e Adriana Barbosa e com o espetáculo Ciclomáticos, da Companhia de Teatro, do Rio de Janeiro, que apresentou a peça Minha alma é nada depois dessa história.
O Festival de Cultura de Camaçari é realizado pela Prefeitura, através da Secult (Secretaria da Cultura) e do Conselho Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura.
Prestigiaram também a abertura do festival a primeira dama do Município, Edyla Chagas, e os secretários de Governo, Sérgio Paiva, e do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado.
PROGRAMAÇÃO
Durante o Festival de Cultura e Arte de Camaçari serão realizadas a Virada Cultural e shows, que começam sábado (27/09) e segue até o domingo (28/09), com artistas locais e nacionais. As apresentações acontecem no palco montado na praça da Simpatia, onde irão se apresentar as bandas, Harmonia do Samba, Filhos de Jorge, Titãs, Roupa Nova, além da cantora Jú Moraes e outras atrações.
O 3º Festival de Cultura e Artes de Camaçari vai reunir mil participantes entre artistas, bandas, grupos de teatro, dança e cultura popular, poetas, artistas plásticos, artesãos, economia criativa, DJs, fanfarras e filarmônicas. 


Related Posts

0 comentários: