Camaçari sedia capacitação do Sistema Único de Assistência Social


Camaçari é uma das cidades-sede do primeiro módulo do CapacitaSUAS (Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social), cujo objetivo é o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e dos benefícios socioassistenciais, além da capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social. O curso começou nesta segunda-feira (14/07) e segue até sexta-feira (18/07), na Casa do Trabalho.
Destinado aos profissionais de nível superior que atuam no SUAS, a iniciativa consiste em três cursos a serem oferecidos no polo de capacitação de Camaçari, que  abrange 24 municípios do Litoral Norte da Bahia, dentre eles, Alagoinhas, Conde, Esplanada, Lauro de Freitas, Itaparica, Mata de São João e Pojuca.
O curso desta semana é Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e Implementação de ações do Plano Brasil Sem Miséria. Os próximos serão oferecidos em data a ser definida e vão abordar os temas Diagnóstico Socioterritorial e Gestão Financeira e Orçamentária.
Após o credenciamento, os profissionais assistiram à palestra de abertura. À tarde, os participantes serão divididos em três grupos de trabalho para discutir questões relacionadas à Política Nacional de Assistência Social e à prática dos Municípios.
Recém-formada, a psicóloga da Prefeitura de Entre Rios, Maria das graças Oliveira, de 26 anos, acredita que a capacitação serve como embasamento teórico para o desenvolvimento do trabalho. Quanto à escolha do Município para sediar o evento, ela achou a opção ótima, pois além de ser próximo da cidade onde mora, “é acessível para todos os profissionais”, observou.    
De acordo com a Sedes-BA (Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia), a intenção é nivelar os técnicos para que eles trabalhem de acordo com o modelo assistencial preconizado pelo SUAS.                
O CapacitaSUAS é promovido pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), em parceria com a Sedes-BA e apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social). Na Bahia, a capacitação é ministrada por professores da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).
PROGRAMAÇÃO
15/07 (terça-feira)
Aulas manhã: 8h às 12h – Proteções Sociais Básica e Especial
Pausa p/ almoço: 12h às 13h
Aulas Tarde: 13h às 17h30 – Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e o Protocolo de Gestão Integrada
16/07 (quarta-feira) 
Aulas manhã – O provimento dos Serviços Socioassistenciais
Aulas tarde – Os processos de trabalho nos Serviços Socioassistenciais
17/07 (quinta-feira)
Aulas manhã e tarde – O SUAS e as agendas estratégicas do Governo
18/07 (Sexta-feira)
Aulas manhã e tarde – O Plano Brasil Sem miséria

Related Posts

0 comentários: