Rede de saúde de Camaçari é referência no Estado - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, maio 22, 2014

Rede de saúde de Camaçari é referência no Estado


A atenção primária é constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipes de saúde da família. As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) são responsáveis pelo atendimentos de nível intermediário, bem como o SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência). O atendimento de alta complexidade é realizado nos hospitais.
A estrutura da rede de saúde de Camaçari é referência no Estado e composta por diversos setores. Entenda um pouco mais sobre as competências de cada um.
USF (Unidade de Saúde da Família) é a porta de entrada no SUS (Sistema Único de Saúde) e realiza o atendimento clínico no aspecto preventivo. A USF desenvolve a assistência integral, contínua e de qualidade, realizada por uma equipe multiprofissional na unidade, em domicílios e locais comunitários.
UBS (Unidade Básica de Saúde) é o local onde o usuário recebe atendimentos básicos e gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
UPA (Unidade de Pronto Atendimento) funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajuda a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-x, eletrocardiografia e leitos de observação. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) é especializado no atendimento às pessoas com deficiências, anemia falciforme ou câncer. Os três centros que integram o Cuidar – Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física) e Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), oferecem amparo e suporte às pessoas no momento da vida em que estão mais fragilizadas.
Cesme (Centro de Especialidade em Saúde Mental) atende adultos com transtornos mentais. O procedimento é feito por equipe multiprofissional, composta de psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, educador físico e psiquiatras. No Cesme, as pessoas têm acesso ao atendimento individual e em grupo, de segunda a sexta-feira. O acolhimento acontece na segunda, terça e quinta-feira.
CAPS 2 (Centro de Atenção Psicossocial) realiza consultas individuais, atividades em grupo, oficinas de arte e culinária, além de acompanhamento terapêutico às pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais graves. O acolhimento é feito por técnico em saúde mental. A depender do grau de transtorno, o atendimento no CAPS 2 pode acontecer de uma a cinco vezes na semana. Além do tratamento, é de extrema importância a resocialização dos indivíduos. A equipe de profissionais é formada por psicólogos, assistente social, farmacêutico, homeopata, psiquiatra, nutricionista, enfermeiro, artista plástico, terapeuta corporal, musicoterapeuta e terapeuta ocupacional, além de auxiliares de limpeza e administrativo.
Policlínica de Especialidades do Centro oferece consultas com médico de cabeça e pescoço, cirurgião plástico, obstetra de alto risco nefrologista adulto e pediatra, angiologista, pneumologista adulto e pediatra, otorrinolaringologista, reumatologista, proctologista, dermatologista, urologista, neurologista, geriatra, ortopedista, gastroenterologista adulto e pediatra, cardiologista, mastologista, endocrinologista e fonoaudiólogo. Além de realizar eletrocardiograma, teste ergométrico e espirometria.
Cres (Centro de Referência de Especialidades em Saúde) realiza atividades de prevenção e combate às doenças sexualmente transmissíveis (DST). As ações incluem distribuição de panfletos educativos, preservativos, atendimento médico infectologista e ginecologista para realização de biopsia, eletrocauterização, coleta de lâmina e pré-natal para portadores de HIV.
Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192 é composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagens e de motolâncias, condutores socorristas, auxiliar de regulação médica, rádio-operador e agentes administrativos, além de coordenadores médico, administrativo, de enfermagem e NEP (Núcleo de Educação Permanente). O serviço é prestado em regime de plantão durante 24 horas por dia.
Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) realiza mapeamento de risco, acolhimento do trabalhador, inspeção das empresas, emissão de laudo médico e encaminhamento do trabalhador para o órgão competente, de acordo com a situação.
Vigilância Sanitária realiza o controle e fiscalização de estabelecimentos que possam oferecer riscos à saúde. O órgão também é responsável por vistoriar farmácias, asilos, clínicas, creches, hospitais, restaurantes, cozinhas industriais, cantinas escolares, hotéis, lanchonetes, entre outros.
Central de Regulação atende aos usuários da rede de saúde do Município, através da marcação de consultas e exames.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here