Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil projeto piloto é implantado em Camaçari - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, abril 10, 2014

Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil projeto piloto é implantado em Camaçari



O projeto piloto da Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil foi implantado nesta quarta-feira (09/04) na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Novo Horizonte.
O objetivo é orientar os profissionais sobre a abordagem do aleitamento materno e a aplicação da alimentação complementar saudável para menores de dois anos. Mais de 20 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde da USF participaram da oficina que durou 4h30.
Em junho, a USF de Pé de Areia, em Jauá, será contemplada com a oficina para a implantação da estratégia. A intenção é de que todas as unidades básicas de saúde e as unidades de saúde da família sejam beneficiadas com as ações.
A odontóloga sanitarista, Paulla Amorim, de 30 anos, disse que a capacitação contribuiu para a atualização profissional. “Acho importante estimularmos hábitos saudáveis, visto que a amamentação traz diversos benefícios para a mãe e o bebê”. A profissional trabalha no Município há 6 anos.
Durante a capacitação foram realizadas diversas atividades. Dentre elas, uma peça improvisada que abordou os procedimentos que devem ser adotados para o aleitamento correto e as dúvidas mais frequentes das mães.
Para que a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil seja efetivada, os estados e municípios devem formar os profissionais da atenção básica por meio de duas ações. A formação de tutores, realizada anteriormente, e as oficinas de trabalho nas unidades de saúde contempladas, iniciada hoje.
Em Camaçari, a coordenadora da área técnica de Alimentação e Nutrição, Gabriela Mendes, e a gerente da USF do Novo Horizonte, Marcia Cruz são as tutoras. Elas devem apoiar, de forma contínua, o planejamento, o acompanhamento e/ou fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável.
Até junho, as tutoras avaliam se a organização do processo de trabalho e a gestão de serviços estão adequadas aos indicadores pactuados na oficina. Se estiver tudo correto, o Ministério da Saúde é convocado para analisar e dar o certificado à unidade que participou do Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. 


Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here