Espetáculo “DA PONTA DA LÍNGUA À PONTA DO PÉ” chega à Camaçari - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

sexta-feira, abril 25, 2014

Espetáculo “DA PONTA DA LÍNGUA À PONTA DO PÉ” chega à Camaçari

Chega à Camaçari nesta semana o espetáculo infanto-juvenil “Da Ponta da Língua à Ponta do Pé”, para duas apresentações no dia 25 de abril no Teatro do Saber. Resultado de pesquisa coreográfica da diretora Cristina Castro para o Núcleo Viladança, grupo de dança residente do Teatro Vila Velha, a montagem reúne dança, teatro e música, com o objetivo de atrair o interesse do público jovem pelas Artes Cênicas. O espetáculo faz parte de um projeto desenvolvido junto à rede municipal de ensino e a apresentações são restritas às escolas públicas da região, parceiras do projeto.

A montagem, que completa 10 anos em 2014, tem o reconhecimento internacional da UNESCO e já foi visto por cerca de 80 mil espectadores em diversos Estados do Brasil. A história, com toques de comédia romântica, é contada a partir da saga de Zé, um garoto que faz de tudo para conquistar o amor da bailarina Isadora, numa aventura que o leva a desvendar e se apaixonar pelo mundo da Dança. Com a ajuda de uma professora, ele viaja desde a Pré-História até os palcos contemporâneos, passando pelas mudanças provocadas pelo trabalho de Isadora Duncan e pelo estabelecimento da Dança como profissão, com várias áreas de atuação. No espetáculo, os dançarinos valem-se de gírias, temas e dúvidas tipicamente adolescentes para buscar aproximar e divertir o público infanto-juvenil.

Da Ponta da Língua à Ponta do Pé tem direção de Cristina Castro, que também trabalhou no texto, juntamente com João Sanches, a partir da pesquisa histórica de Lúcia Matos. A música e as canções, assinadas por Jarbas Bittencourt, mapeiam gêneros da MPB ao rap, contribuindo fortemente para o ritmo ágil da encenação e arrematando as informações trazidas no texto. A peça conta ainda com figurino e adereços de Luiz Santana, cenário de Rodrigo Frota, além de desenho de luz de Fábio Espírito Santo. O elenco é composto pelos bailarinos: Sérgio Diaz, Leandro de Oliveira, Bárbara Barbará, Janahina Santos, Lucas Valentim, Mariana Gottschalk e Ricardo Fagundes.

O espetáculo tem patrocínio de O Boticário na Dança e do Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Para a manutenção das suas atividades, o Núcleo Viladança conta com o patrocínio da Petrobras.

Mais sobre Cristina Castro

Diretora, coreógrafa, professora e dançarina de dança contemporânea, Cristina Castro é membro do CID (International Dance Council/UNESCO), integrante do colegiado de gestão do Teatro Vila Velha e colaboradora do Cine-Teatro Solar Boa Vista. Graduada em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou intercâmbios nos Estados Unidos, Alemanha e Espanha. Como coreógrafa, criou 15 espetáculos e recebeu diversos prêmios, entre eles o do Ministério da Cultura (Troféu Mambembe/1998) e o da Unesco (Prize for the Promotion of the Arts/2004). Como produtora cultural e curadora, fundou, em 1998, o Núcleo Viladança e criou, em 2006, o VIVADANÇA Festival Internacional. Como dançarina, Cristina Castro integrou o elenco do Grupo Viravolta e do Balé Teatro Castro Alves (BTCA). Como professora, ministrou aulas em Portugal e Alemanha; na UFBA e na Escola de Dança da FUNCEB; e em escolas de diversas capitais do Brasil.


Informações à imprensa:
Gisele Santana (71) 8872-5492 | 9234-2581 | jornalismo.gi@gmail.com
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here