Cidade em Cena: grupos formados por ex-educandos da Cidade do Saber são convidados especiais - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

segunda-feira, dezembro 02, 2013

Cidade em Cena: grupos formados por ex-educandos da Cidade do Saber são convidados especiais



Desde dezembro de 2007, a Cidade em Cena, mostra anual dos educandos de cultura e arte da Cidade do Saber (CDS) que já reuniu milhares de pessoas em torno do fazer e da apreciação artística e cultural, vem oportunizando a crianças, jovens, adultos e idosos expressarem-se por meio da linguagem do teatro, da dança, da música e das artes visuais.  
De lá para cá, muitos educandos decidiram trilhar o caminho da arte. Terminaramos cursos, que lhes proporcionaram uma formação básica e foram buscar mais conhecimento a fim de conquistarem novas oportunidades. E conseguiram. Hoje,alguns estão concluindo graduação superior, atuando como instrutores ou empreendendo a sua arte pelos palcos afora.
E é ao palco do Teatro Cidade do Saber (TCS), onde todos deram os seus primeiros passos, que, nesta sétima edição de Cidade em Cena, eles retornam e se juntam aos novos educandos. A programação da mostra conta com uma novidade especial: as apresentações dos grupos convidados, Buffo Companhia de Teatro e Afrocidade, ambos integrados por ex-alunos da instituição.
Subindo ao palco do TCS no dia 10/12, às 20h, para apresentar o espetáculo Casmurro, a Buffo é composta, em sua maioria, por ex-educandos de teatro da CDS, que começaram a se aventurar na dramaturgia através do curso da instituição, e mesmo após esse período os atores não se separaram da arte e resolveram formar um grupo. A Companhia conta hoje com 14 integrantes amantes das artes cênicas e foi um dos contemplados pelo Calendário das Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) em 2012.
Já no dia 16/12, às 20h, é a vez do Afrocidade. Formado em 2011 nas aulas de percussão da Escola de Música da CDS, é fruto da união de jovens músicos que carregavam a proposta de movimentar a cena alternativa musical da cidade. O grupo tem influências da black music, soul, ijexá e rap, e é composto por 12 alunos juntos com alguns ex-educandos da instituição, sob o comando do professor Eric Mazzone.
Essas participações especiais refletem a evolução dos alunos que, nas primeiras edições da Cidade em Cena subiam ao palco como aprendizes e, hoje, se apresentam como verdadeiros artistas de Camaçari, evidenciando as oportunidades proporcionadas pelas ações educativas da Cidade do Saber, mostrando o quanto elas foram importantes para a formação deles como cidadãos críticos, mobilizadores e protagonistas de suas próprias histórias.
Cidade em Cena – A edição 2013 da mostra acontece entre os dias 2 e 19 de dezembro e tem o patrocínio da Funarte e do Ministério da Cultura, por meio do Edital de Encontros, Seminários, Mostras, Feiras e Festivais. As apresentações são abertas ao público, que podem adquirir os ingressos na bilheteria do TCS, gratuitamente, duas horas antes de cada espetáculo.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here