Praça da Simpatia sedia projeto Praça Viva



Com temática em homenagem ao Dia das Crianças, o projeto Praça Viva será lançado oficialmente sábado (12/10), na praça da Simpatia, em frente à Cidade do Saber. A iniciativa visa atrair ainda mais a comunidade para os espaços públicos de lazer, através de atividades que promovam a cidadania, a educação e o incentivo à cultura.
As intervenções começam às 6h com uma edição especial do projeto Academia na Praça. As atividades serão retomadas às 9h e prosseguem até às 20h com diversas ações artístico-culturais e esportivas, que serão realizadas simultaneamente em diversos pontos da praça. O Praça Viva inclui ainda apresentação musical da banda infantil Os Sapecas, no palco da Diversidade montado no local. O show acontece às 17h.
As atividades artístico-culturais e esportivas serão realizadas em dois períodos. Pela manhã, das 9h às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 17h. A festa também contará com a participação da Bamuquinha, que vai sair da sede da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), na proximidade da Cidade do Saber, em direção ao palco da Diversidade. A apresentação da fanfarra infantojuvenil acontece das 10h às 11h.
As atividades esportivas serão realizadas nas duas quadras da praça e incluem aulas de futebol, futsal, capoeira, ginástica rítmica, skate, tênis de mesa, xadrez, baralho, dominó, dama e slack line, esta última acontece no Horto Florestal. 
A programação do Praça Viva inclui ainda oficinas de pintura facial e em tela coletiva, realizadas no calçadão da praça, oficina de teatro de rua e de produção de mudas da Mata Atlântica, com distribuição de cartilhas de conscientização ambiental, exibição de filmes educativos e jogo da memória, todas no Horto Florestal.
O espaço também será utilizado para a realização de oficinas de modalidades circenses, como acrobacia em tecido aéreo, malabares, perna de pau, mágico e trapézio. Além disso, o Horto Florestal vai abrigar a Casa do Faz de Conta, que terá contação de história e teatro de fantoches. 
Durante o projeto, o Ponto Móvel Cidade do Saber vai resgatar brincadeiras tradicionais infantis para a comemorar o Dia das Crianças. O caminhão ficará estacionado na rua ao lado da entrada do Horto Florestal.  
À tarde, das 14h às 17h, serão realizadas oficinas de dança no palco da Diversidade e roda de tambores. As apresentações artísticas acontecem das 14h às 20h, com participação de crianças da rede municipal de ensino, da Casa da Criança e do Adolescente e da Cidade do Saber. 
O Praça Viva é fruto de uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Governo, da Cultura, da Educação, do Esporte e Lazer e do Desenvolvimento Urbano, além da Cidade do Saber. A edição piloto do projeto foi realizada no dia 17 de agosto e contou com ampla participação popular.
ESTRUTURA
A Prefeitura destacou cerca de 200 profissionais para trabalhar na organização do lançamento do projeto Praça Viva. A Prefeitura disponibilizou para a estrutura da festa quatro toldos, que servirão de cobertura para as atividades. O primeiro toldo vai abrigar o palco da Diversidade, o segundo as atividades artísticas, o terceiro o Ponto Móvel Cidade do Saber e as atividades recreativas, que acontecerão no entorno, e o quarto será instalado no Horto Florestal.

Related Posts

0 comentários: