Caminhada alerta população sobre câncer - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, outubro 10, 2013

Caminhada alerta população sobre câncer



A abertura oficial do Outubro Rosa no Município aconteceu na manhã desta quarta-feira (09/10). O movimento foi aberto com uma caminhada educativa, da praça Dos 46 em direção à praça Desembargador Montenegro.
O intuito da iniciativa foi chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero. Vale ressaltar que o câncer de mama não atinge apenas mulheres, mas acomete os homens também.
Na praça Desembargador Montenegro foi montado um ponto de apoio, que prestou atendimento à população através de orientações sobre a detecção precoce e o tratamento do câncer de mama e do colo do útero. Além disso, cerca de 100 mulheres, com idades acima de 40 anos, foram encaminhadas para realizar, ainda este mês, o exame de mamografia.  
A primeira a ser encaminhada para realizar o exame foi a aposentada Dalva de Santana, de 61 anos, moradora do bairro Alto da Cruz. Ela ressaltou que “ações como a de hoje são de grande importância por sanar muitas dúvidas das pessoas, assim como orientá-las e encaminhá-las para a realização do exame”, disse.     
Na oportunidade, a coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Laura Passos, destacou que o movimento Outubro Rosa sensibiliza a comunidade para os cuidados ligados à saúde e aumenta as chances de fazer o diagnóstico precoce do câncer. “Não só no mês de outubro, mas durante todo o ano as 39 unidades de saúde do Município prestam serviços necessários para a detecção da doença e fazem o encaminhamento para o Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) que integra o CUIDAR (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde).
A dona de casa, Santa Maria Santana, de 55 anos, moradora do bairro Phoc II, está em tratamento de dois tipo de câncer, o de pele e o de mama. Ela ressaltou que as mulheres precisam ter consciência sobre a importância de fazer exames periódicos. “As amizades que conquistei em uma das fases mais difíceis da minha vida fizeram toda diferença, porque, independente dos obstáculos, vale a pena viver”, disse.
As ações do Outubro Rosa são realizadas pela Sesau (Secretaria da Saúde), através do grupo Reaprendendo a viver do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), em parceria com a Semu (Secretaria da Mulher).
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here