Prefeitura promove projeto Café com Conversa - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, setembro 17, 2013

Prefeitura promove projeto Café com Conversa


O Grupo de Trabalho para o Controle da Tuberculose e Hanseníase das secretarias da Saúde e do Desenvolvimento Social realizou o projeto Café com Conversa, uma ação de saúde e cidadania para pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social.
A iniciativa aconteceu na manhã desta terça-feira (17/09), das 8h às 12h, na área verde da entrada do Centro Comercial, onde aconteceu um café da manhã e foram desenvolvidas atividades lúdicas com pessoas em situação de rua.
Além disso, foram oferecidos também teste de glicemia, aferição de pressão arterial, teste tuberculínico (PPD) para detecção da bactéria causadora da tuberculose, teste rápido para sífilis e HIV, baciloscopia de escarro, para as pessoas que apresentaram tosse persistente, além de avaliação médica e de enfermagem.
O secretário dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, fez questão de prestigiar o evento, que promove qualidade de vida e saúde para a população de rua. Na oportunidade, o gestor da pasta deu exemplo aos transeuntes e fez o teste de glicemia. 
De acordo com a enfermeira sanitarista e responsável pelas áreas técnicas dos programas de Tuberculose e Hanseníase do Município, Ana Iara Carneiro, a previsão é atender 30 moradores em situação de rua. “Eles têm 67 vezes mais chance de adoecer por tuberculose do que a população geral, devido, entre outras coisas, as precárias condições de moradia e alimentação”, observou a enfermeira sanitarista, ao garantir que a ação de hoje será repetida outras vezes.   
Segundo a gerente de Média Complexidade da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), Albanice Nunes, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realiza atividades constantes destinadas à pessoa em situação de rua.
 Além de fazer a busca ativa das pessoas em situação de rua e acompanhar os casos antigos, são realizadas oficinas educativas sobre diversos temas.
O ajudante de pedreiro Balbino Barbosa foi uma das pessoas contempladas pelo projeto. Ele atualmente mora com os familiares, mas já esteve em situação de rua. “Esta é uma boa oportunidade para cuidar da saúde”, disse o munícipe, que na oportunidade fez o teste de glicemia e aferiu a pressão arterial.
O projeto Café com Conversa é uma ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e do Desenvolvimento Social, através do Grupo de Trabalho para o Controle da Tuberculose e Hanseníase. Formado por 12 membros, entre técnicos das respectivas secretarias e representantes da sociedade civil, o grupo atua há cinco anos no Município.     



Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here