População prestigia desfile cívico - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

segunda-feira, setembro 09, 2013

População prestigia desfile cívico



As festividades do 7 de Setembro em Camaçari começaram na manhã deste sábado (07/09), com o tradicional desfile cívico, realizado há 27 anos no bairro Gleba E, na sede do Município. O evento este ano comemora os 191 anos de Independência do Brasil.
A participação popular no desfile foi destacada pelo prefeito Ademar Delgado, ao lembrar que o país tem evoluído e alcançado várias conquistas, sobretudo no que refere à inclusão social e distribuição de renda. “Em Camaçari não é diferente, pois sempre trabalhamos em benefício do povo que vive aqui”, frisou.
Com o tema principal Construindo saberes, promovendo oportunidades: A diversidade do Saber e o Saber da diversidade, cerca de 1.400 alunos do ensino fundamental 1 e 2, de sete escolas da rede municipal e particular esbanjaram criatividade e beleza nos 600 metros de percurso do desfile, correspondente a extensão da rua das Flores.
O desfile abordou ainda assuntos da contemporaneidade, através dos subtemas TICs: Tecnologia da informação e comunicação, identidade planetária, construindo saberes em defesa dos direitos humanos,educação do campo, seja você mesmo a mudança que gostaria de ver no mundo e Camaçari, 255 anos celebrando a diversidade do seu povo.
Com figurinos bem elaborados, faixas, cartazes e performances os estudantes levaram para o desfile mensagens alusivas à cultura da paz, utilização consciente dos recursos naturais do planeta, sustentabilidade, respeito às diversidades, principalmente religiosa, uso das tecnologias no cotidiano, esporte, assim como personalidades de destaque no cenário nacional e internacional.
O Município também foi homenageado, com destaque para as potencialidades da cidade, a exemplo do Polo Industrial, das belezas naturais, da agricultura e da pesca.
As moradoras do bairro Gleba E, Maria de Souza, de 34 anos, e Marinalva dos Santos, de 61 anos, prestigiaram o evento a caráter, com acessórios verdes e amarelos. “Eu amo a minha pátria e participar do desfile é uma demonstração de respeito e civismo”, declarou Marinalva.
Satisfeito por assistir o desfile, o aposentado Roque Barbosa, de 59 anos, todos os anos sai do bairro Lama Preta, onde mora, para ver o desfile de 7 de Setembero, “que representa um marco nacional, serve para promover reencontros e fazer novas amizades”, afirmou.
Participaram do desfile as escolas municipais Anísio Teixeira, Professora Ilda Leal Ulm, com integrantes do Caic (Centro de Atenção Integral à Criança), Professora Edelzuita Barreto, Cosme de Faria, Sônia Regina e Parque Verde, além do Cesma (Centro Educacional Sistema Master), de integrantes do Tiro de Guerra, grupo de escoteiro Capuamy e Udec (União dos Deficientes Físicos de Camaçari), 5º Subgrupamento de Bombeiro Militar, Superintendência do Transito e Transporte e da Defesa Civil.
A cerimônia teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari, ao som do Hino Nacional executado pela Filarmônica 28 de Setembro e animado pelas fanfarras da escola Parque Verde, do Cesma, da Ilda Leal, além da banda do programa Mais Educação da escola Anísio Teixeira.
A Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) e Fanesc (Fanfarra Estudantil de Camaçari) agitaram o público que dançou e cantou ao som de músicas populares, mesmo sob as pancadas de chuva que ocorreram durante a manhã.
Para proporcionar mais segurança e comodidade ao público, a Prefeitura, através da Coordenação de Eventos, disponibilizou 25 sanitários químicos, uma arquibanca coberta com capacidade para 700 pessoas e um gradil com 1.200 metros de extensão.
Presenças
Prestigiaram o evento os secretários municipais do Governo, Sergio Paiva, da Educação, Luiz Valter de Lima, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Habitação, João Bosco Quirelli, da Saúde, Vital Sampaio, do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, da Mulher, Solidade Caetano, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Esporte e Lazer, Marco Antônio Santos, da Administração, Lezineide Andrade, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio.
Também marcaram presença os vereadores Marcelino Filho (PT), Gilvan Souza (PT), Elias Natan (PV), Jackson Josué (PV), Oziel Souza (PT), Téo Ribeiro (PT), Dilson Magalhães (PSC) e os deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Côroa (PT).
Estiveram presentes também o ouvidor municipal, Temístocles Vieira, o diretor-superintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Ademar Lopes, o superintendente de Trânsito e Transporte, Claudécio Taroba, o diretor presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Alfredo Andrade, os comandantes do 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari e do 5º Subgrupamento de Bombeiro Militar, Adalberto Piton e Eloi Camacho, respectivamente, além do coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim e do coordenador da Assessoria de Comunicação, Rogaciano Medeiros, lideranças religiosas, políticas e comunitárias.


Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here