Município contemplado com o Projeto Olhar Brasil



Ainda este ano, alunos do ensino fundamental I e II e da EJA (Educação para Jovens e Adultos) da rede pública de ensino serão contemplados com o Projeto Olhar Brasil, promovido pelo Ministério da Saúde, e que será executado através da ação conjunta entre as secretarias da Saúde e da Educação.
O projeto que será realizado em Camaçari foi desenvolvido pelos departamentos de Média e Alta Complexidade, de Atenção Básica e de Regulação, Controle e Avaliação da Sesau e entregue quarta-feira (11/09) pelo secretário de Saúde, Vital Sampaio, à comissão de colegiado, formada por representantes da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde), para avaliação e encaminhamento ao Ministério da Saúde.
Na manhã desta quinta-feira (12/09), aconteceu uma reunião com a participação de membros da comissão de colegiado, com objetivo de formalizar a entrega do projeto.
De acordo com o diretor da Atenção Básica da Sesau, José Vieira, o Projeto Olhar Brasil visa contribuir para a redução da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem, bem como com limitações na qualidade de vida causadas pelas doenças que afetam a visão. Ainda de acordo com o diretor, em breve será divulgada a data do início projeto no Município.
Participaram da reunião a subsecretaria da Saúde Leda Duarte, os diretores de Média e Alta Complexidade da Sesau, Elba Brito, de Regulação, Controle e Avaliação da Sesau, Tiago Novais, além do diretor da 1ª DIRES, Jossinei de Castro Silva, e de outros representantes da Sesab.
PROJETO
Instituído em 2007, numa parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, O Projeto Olhar Brasil atua na identificação e na correção de problemas de visão dos estudantes de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola e dos alfabetizados cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado. No Município, serão contemplados mais de 4.900 alunos de 71 unidades escolares da sede e orla do Município.
O projeto será executado com o suporte de 10 médicos oftalmologistas da rede pública de saúde, além de profissionais da rede privada conveniada. Os estabelecimentos de saúde que irão prestar atendimento oftalmológico são a Policlínica de Especialidades do Centro e o Hospital da Mulher, além de clínicas particulares da rede referenciada credenciadas ao projeto.
Entre os procedimentos que serão realizados estão paquimetria ultrassônica, gonioscopia, mapeamento de retina com gráfico, teste ortoptico, biometria ultrassônica monocular, ultrassonografia de globo ocular, retinografia colorida binocular, retinografia fluorescente binocular, topografia computadorizada de corne, além fornecimento de óculos nos casos de erro de refração e encaminhamento para serviços especializados nos casos de outras doenças da visão. 

Related Posts

0 comentários: