Cristal Pigmentos é a melhor empresa para se trabalhar no segmento Químico e Petroquímico no País - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quarta-feira, setembro 11, 2013

Cristal Pigmentos é a melhor empresa para se trabalhar no segmento Químico e Petroquímico no País

Empresa vence a 17ª edição do Guia “As Melhores Empresas Para Você Trabalhar” da Revista Você S/A, da Editora Abril








Após quatro meses de pesquisas, entrevistas e coleta de informações com cerca de 500 companhias sediadas no país, a Cristal Pigmentos do Brasil foi escolhida pelo Guia Você S/A – “As melhores empresas para você trabalhar” como vencedora na categoria “Empresa Química e Petroquímica”, em 2013.
O anúncio aconteceu no último dia 09 de setembro, em São Paulo, na festa de premiação organizada pela Editora Abril, quando o diretor industrial da empresa no Brasil, Ronaldo Alcantara, recebeu o troféu. A Cristal foi a única empresa com sede na Bahia a receber prêmio na cerimônia.

A nota final da empresa, formada pela média da opinião dos funcionários e dos itens que a empresa oferece foi de 86,3%, colocando não só como a melhor do setor Químico e Petroquímico, mas também entre as 10 melhores empresas de todo o país para se trabalhar em 2013.

O Guia Você S/A – “As melhores empresas para você trabalhar” lista 150 empresas com sede no Brasil e trata-se do único levantamento desse tipo, em todo o mundo, com apuração de informações dessa magnitude. Em 2012, por exemplo, foram visitadas 102 cidades, de 17 estados, além do Distrito Federal, conversando com cerca de 5 mil funcionários.

Além da amplitude da base
de dados analisada, a importância do prêmio está no fato de ser a única pesquisa do gênero que vai além da análise de questionários e realiza pesquisas de campo, ouvindo in loco a opinião dos funcionários. E foi exatamente neste quesito que a Cristal Pigmentos se destacou, com a quarta melhor nota (93,8%) de todo o Guia no Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT), conferida pelos funcionários.

N
a Cristal Pigmentos, além dos dados qualitativos que a fizeram ser escolhida a melhor do setor Químico e Petroquímico, chamou a atenção o engajamento voluntário dos empregados que atingiram um índice de 95,3% de questionários respondidos.
“Eu nunca me imaginei numa situação como esta: pertencer a um lugar que é considerado ‘uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil’. Durante muito tempo da minha carreira como gestor, trabalhando em ambientes de mineração e indústria, eu atribuía a responsabilidade de gerir o ambiente corporativo para as áreas de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação. Entretanto, descobri ao longo do tempo, que
coisas e pessoas têm que andar em sintonia. Uma gestão que não provê equilíbrio entre esses elos, não consegue atingir um padrão elevado em gestão de ambientes industriais que manejam com produtos químicos”, afirma Ronaldo Alcantara, que está na empresa há 16 anos e atualmente é o executivo principal de manufatura da empresa no Brasil.
A Cristal Pigmentos
é a segunda maior produtora mundial de pigmentos de titânio, matéria-prima para tintas, plásticos, borrachas e diversos outros produtos do nosso dia a dia. No Brasil, o grupo Cristal possui duas empresas e ambas estão listadas no Guia Você S/A. A Cristal Pigmentos, com fábrica na Bahia e escritório comercial em São Paulo, surge como a melhor do setor Químico e Petroquímico, e a Millennium Mineração, na Paraíba, como uma das 150 melhores no ranking geral.

Uma empresa madura em sua forma de atuar
Desde que a operação brasileira foi comprada por um grupo internacional, em 1998, a empresa elevou seus padrões de governança corporativa e passou a adotar práticas de gestão já em funcionamento em diversas partes do mundo. Mesmo com a mudança de controladoras, os modelos corporativos se mantiveram sólidos e foram reorganizados ao longo dos últimos dez anos, o que fortaleceu um “modo de ser e fazer” particular da empresa.
E esse “modo de ser e de fazer” da empresa foi sendo disseminado na equipe. Assim, a empresa ganhou, internamente, um clima de confiabilidade entre os empregados. “Todos passaram a saber e a confiar que as coisas na Cristal funcionam ‘desse jeito’, lembra o executivo.

Mas não adianta apenas que os empregados saibam como é feito. É preciso que eles tenham a sua parcela de envolvimento no processo. Na Cristal, o processo colaborativo é outro item que é estimulado entre os empregados. “Acreditamos que o processo é justo quando ele tem a participação planejada dos empregados: assim eles entendem o resultado, mesmo que esse resultado não seja aquele que eles desejavam”, comenta Alcantara.

Essa cultura do processo justo
também estimula o amadurecimento da empresa. Uma empresa é madura quando suas equipes não precisam de supervisão, todos se esforçam para buscar o melhor resultado, sabem o modo de agir da empresa, o que se espera do profissional, como a cadeia interna reage e como os grupos colaboram entre si. Isso, em última instância, é causa e consequência do ciclo de hierarquias flexíveis e do processo justo e participativo.
Outra razão para o sucesso da empresa no Guia Você S/A é a
importância dado ao relacionamento com as equipes que trabalham em regime de turno, e que representam a maioria dos empregados no Brasil.
“Ambientes que funcionam em turnos contínuos, com revezamento de 24 horas, são ainda mais complexos para gerenciar. Em cerca de 75% do tempo as nossas unidades produtivas estão nas mãos das equipes que trabalham em regime de turno na manufatura. Então precisam ser acessadas com a mesma intensidade daqueles que trabalham no horário administrativo. Ou seja, nosso programa de relacionamento com empregados deve ser amplo, permear todas as áreas de forma equilibrada”, explica o diretor.

Gestão de Pessoas: um olhar além da dimensão profissional

Metas, performance, processos, produtividade, segurança, meio ambiente. Todas essas palavras são familiares a quem conhece e trabalha num ambiente industrial. O cuidado em fazer com que as coisas saiam da forma esperada, muitas vezes pode esconder um relaxamento no tratamento dados às pessoas que conduzem o processo industrial.
Na Cristal, esse cuidado com as pessoas, para além da dimensão profissional, vem sendo cultivado de forma mais intensa nos últimos 10 anos. Para isso, a empresa investe num ideal de produtividade com equilíbrio da vida pessoal.

“Isso foi construído de uma forma muito natural
dentro da nossa empresa. Desenvolvemos novos processos de gestão de pessoas e eles começaram a funcionar de forma positiva, principalmente porque as pessoas quiseram que funcionassem daquela forma. E essa decisão se encaixa perfeitamente nos quatro valores definidos por nossa matriz: termos profissionalismo, cuidarmos das pessoas, sermos colaborativos e trabalharmos com paixão. Esses quatro valores são exercidos diariamente e estão no nosso DNA. Como executivo, sou estimulado rotineiramente a gerir o negócio no Brasil buscando a qualidade do produto, do processo e do relacionamento com os empregados”, garante Alcantara.

### Guia Você S/A
Elaborado pela VOCÊ S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), a pesquisa recebeu, na edição 2013, 481 empresas inscritas, das quais 234 se pré-classificaram e receberam visitas técnicas da equipe de jornalistas da VOCÊ S/A. As empresas são aferidas pelo Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), calculado a partir de outros dois indicadores: o IQAT (Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho), correspondente a 70% do IFT e formado por resultados relativos à visão do empregado sobre a empresa, nos moldes de uma pesquisa de clima organizacional; e o IQGP (Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas), responsável por 30% do valor do IFT e que avalia, por meio da análise de material quantitativo e qualitativo e visita dos jornalistas, o que a empresa oferece aos seus empregados.

### A Cristal

Cristal Pigmentos é a segunda maior produtora mundial de dióxido de titânio e líder na produção de especialidades de titânio.  A Cristal é líder no fornecimento de pigmento de dióxido de titânio ultrafino e de titânio “metal powder”. O grupo inclui sete fábricas em seis países, em cinco continentes e emprega cerca de 4.000 pessoas no mundo.




http://www.cristal-al.com.br/

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here