Conservatório pode transformar Camaçari em polo musical - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, setembro 17, 2013

Conservatório pode transformar Camaçari em polo musical


No mês em que comemora 255 anos, Camaçari foi presenteada com um Conservatório de Música Sinfônica. Instalado no segundo andar do prédio de educação da Cidade do Saber (CDS), o equipamento foi inaugurado nesta segunda-feira (16/09), em uma cerimônia repleta de emoção, que encantou autoridades, educadores, e principalmente os educandos do projeto de Iniciação Musical da Seduc (Secretaria de Educação).
Diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira destacou que, com o Conservatório, “o município dá, novamente, um passo à frente no que se refere ao fomento da cultura e da educação”. A opinião é reforçada pelo diretor de música da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia), Cássio Nobre, que compareceu à inauguração. “Posso dizer que Camaçari é realmente um destaque no cenário baiano, um exemplo a ser seguido”.
Viabilizado pela Seduc, o Conservatório de Música Sinfônica de Camaçari vai oportunizar aos educandos atendidos pelo projeto de Iniciação Musical – gerido pela CDS – um aprofundamento nos estudos da música orquestral. Cada aluno frequentará o espaço três vezes por semana, onde as aulas de instrumentos serão tutoriais. A grade prevê, ainda, o ensino de prática de conjunto, que será realizado nos auditórios da CDS, com ensaios coletivos, prática de cameratas, desenvolvimento de repertório, entre outras atividades que serão comandadas por um maestro.
O secretário de Educação, Valter Lima, se mostrou feliz com a iniciativa e revelou que a secretaria pretende investir ainda mais no ensino da música, realizando revestimento acústico em alguns auditórios de unidades escolares e ampliando o número de escolas atendidas pelo projeto.
Prefeito Ademar elogiou a apresentação dos educandos. Foto: Elba Coelho
Desafio – Visivelmente emocionadoo prefeito Ademar Delgado lançou um desafio aos educandos: formar, em três anos, uma orquestra genuinamente camaçariense. “Fiquei encantado com o que vi e ouvi. Nossos alunos têm uma qualidade incrível. Tenho certeza que vão abraçar essa oportunidade e ajudar a transformar Camaçari na cidade do polo musical”.
Joice Sabrina se encantou com o Conservatório. Foto: Wesley Sobrinho
Se depender da empolgação dos educandos, o prefeito pode ficar despreocupado. “Eu adorei o Conservatório e não vejo a hora de estudar aqui. Quero, e muito, tocar em uma orquestra”, disse, entusiasmada, a pequena Joice Sabrina, de 12 anos, estudante do Centro de Educação Municipal de Camaçari (CEMC).
A partir de novembro, os educandos vão sair do ambiente escolar para tocar na Praça da Simpatia, em frente à Cidade do Saber. As apresentações, que estão previstas para acontecer no último sábado de cada mês, além de oportunizar aos educandos a familiaridade com o público, vão, também, permitir que os moradores do município acompanhem, de perto, a evolução dos futuros membros da orquestra de Camaçari.
Claudia Magnólia/ Ascom CDS
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here