Campanha de vacinação começa segunda


A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica começa na segunda-feira (09/09) e visa imunizar 31 mil animais, entre cães e gatos, até o dia 09 de outubro. A iniciativa tem objetivo de erradicar a raiva transmitida pelos animais, para isso será realizada através de visitas domiciliares e plantão nos postos de saúde.
Enquanto durar a campanha, a imunização será feita de casa em casa, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, na zona rural de Camaçari e, nas sextas-feiras, em todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde da Família) do Município, além da Associação de Moradores do bairro Dos 46.
Para imunizar o cão ou gato é necessária a apresentação do cartão de vacinação do animal. No entanto, caso o proprietário não possua o documento será providenciado um outro na hora.
A meta estipulada equivale a 80% da população canina e felina do Município, que é superior a 38 mil animais. O coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Gilmar Pereira, destaca que as doses são disponibilizadas ao longo do ano, mas a ação é intensificada durante a campanha.
A dose garante imunização por um prazo de 12 meses e é destinada aos animais com três meses de idade, desde que não tenham recebido nenhum tipo de vacina e para animais com mais de seis meses, caso já tenham sido imunizados quanto a outras doenças.
O CCZ alerta à população para que, independente da suspeita de raiva, as vítimas da mordida do cachorro ou arranhadura de gatos devem lavar o local com água e sabão e procurar o posto de saúde mais próximo.
A programação da vacinação de casa em casa será definida nos próximos dias e divulgada posteriormente.

Related Posts

0 comentários: