Artes Cênicas: oficinas de Commedia dell’Arte serão ministradas na Cidade do Saber - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, junho 27, 2013

Artes Cênicas: oficinas de Commedia dell’Arte serão ministradas na Cidade do Saber



Entre os dias 15 e 17 de julho, das 9h às 12h, a Cidade do Saber recebe a oficina “A Máscara e a Improvisação na Commedia dell’Arte”, direcionada a atores, diretores e artistas cênicos com mais de 18 anos. A pré-inscrição pode ser realizada gratuitamente do dia 03 até o dia 10/07, no Núcleo de Produção do Teatro Cidade do Saber. O candidato deverá levar o currículo artístico e carta de intenção, que irão passar por uma avaliação. Serão selecionados 15 participantes.
A oficina vai trabalhar alongamento e preparação corporal para o uso de máscara expressiva e explicar o seu surgimento. Também terá como conteúdo a recriação das personagens da Commedia dell’Arte, improvisação com sons inarticulados e a cena improvisada a partir de um canovaccio. A atividade será ministrada por Marcus Villa Góis, professor titular do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, doutorem Artes Cênicaspela UFBA, tendo tese na área da Commedia dell’Arte.
O gênero - A Commedia dell’Arte foi uma forma de expressão do teatro popular que se utilizava do improviso, tendo início na Itália do século XV e se desenvolvendo na França até o século XVII. O formato nasceu com a proposta de popularização, se opondo a Comédia Erudita, com apresentações que eram realizadas em ruas e praças públicas, utilizando-se de carroças ou pequenos palcos improvisados. A figura do arlequim, brighella, colombina, dottore, pantalone e pagliaccio são alguns dos personagens fixos das Commédias dell’Arte.


SERVIÇO

O quê? Oficina “A Máscara e a Improvisação na Commedia dell’Arte”
Onde? Teatro Cidade do Saber
Quando? Pré-inscrições:03 a 10/07
Oficina:15 a17/07, das 9h às 12h
Quanto? Gratuito
Ascom
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here