Fábrica Gamesa deve ser ampliada



Em reunião realizada nesta quarta-feira (22/05) com secretários municipais, os representantes da fábrica espanhola Gamesa reafirmaram o interesse de consolidar os negócios em Camaçari com a ampliação da fábrica, instalada no Município desde 2011.
A reunião foi solicitada pelos representantes da empresa para apresentar à administração municipal o projeto de ampliação da fábrica, localizada na rua dos Polímeros, s/n, no Polo Industrial. O encontro serviu também para os empresários entenderem o tramite necessário para liberação de documentação e alvará de ampliação da empresa.
O terreno para ampliação da indústra tem aproximadamente 63 metros quadrados e vai abrigar um galpão para área de produção e outro para estocagem de aerogeradores. Serão investidos R$ 24 milhões e criados 150 novos postos de trabalho diretos.
Na ocasião, o secretário do Governo, Sergio Paiva, reafirmou que o Município tem total intenção de apoiar a ampliação da fábrica, uma vez que a iniciativa colabora para o desenvolvimento econômico da cidade, ampliando a mão de obra e fomentando a economia local.
Na opinião do diretor de operações da Gamesa, Manuel Palero, Camaçari está cada vez mais consolidada como o Polo Eólico e tem como fatores importantes para atração de empresas a parceria com a administração municipal, a qualificação da mão de obra, assim como o crescente desenvolvimento do Município em diversos segmentos.
A diretora de compras da Gamesa, Gorete Sampaio, informou que a ampliação da fábrica dará início a produção de nacelles, peça considerada de suma importância para o funcionamento dos aerogerados, por conter os componentes mecânicos e elétricos.
Na oportunidade, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, informou que o banco de dados e as dependências do CIAT (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador) estarão à disposição da empresa para contratação da mão de obra e realização de seleção. Os empresários informaram que tem total intenção de que a contratação seja realizada pelo órgão.
A secretária do Desenvolvimento Urbano, Ana Lucia Vieira, informou aos representantes da Gamesa o que deve ser feito para iniciar o processo de ampliação da fábrica, que inclui o encaminhamento da AOP (Análise de Operação Prévia), documento necessário para dar entrada ao processo de ampliação da fábrica.
A previsão para o inicio da construção é em janeiro de 2014 e os novos galpões devem estar liberados para adequação de máquinas em setembro do mesmo ano. O inicio da produção deve acontecer no primeiro trimestre de 2015.
Gamesa
Inaugurada em 2011, atualmente, a fábrica da Gamesa produz hubs, ou seja, núcleo unificador da hélice, e tem capacidade para gerar cerca de 400 megawatts anuais. A Gamesa tem mais de 15 anos de experiência no setor, e possui 30 locais de produção distribuídos pela Europa, Estados Unidos, China e Índia, com um total de mais de 10 mil funcionários.
Também estiveram na reunião o secretário da Fazenda, Camilo Pinto, além de representantes da empresa Engenharia Idam, responsável por executa as ações para ampliação da fábrica.

Related Posts

0 comentários: