Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, maio 16, 2013

Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas




O prefeito Ademar Delgado participou na manhã desta quinta-feira (16/05) do Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas, projeto que integra estudantes do ensino fundamental I e II da rede municipal. A abertura oficial da ação, que contempla todas as escolas do Município, aconteceu no Centro Educacional Paulo Freire, localizada no bairro Nova Vitória.
O intuito da iniciativa é conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos de existência de focos do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, nas residências e as conseqüências que abrangem toda a sociedade.  A ação consiste na 2ª etapa do programa Saúde na Escola e é desenvolvida através da parceria entre a Seduc (Secretaria da Educação), Sesau (Secretaria da Saúde) e a Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia).
Na ocasião, o prefeito Ademar Delgado destacou a importância das secretarias articularem ações de forma integrada e que beneficiem a população. Ele aproveitou para falar diretamente com os alunos, incentivando-os a fazer a leitura das cartilhas educativas e revistas, distribuídas no evento, e aconselhando-os sobre a única forma de obter sucesso na vida é estudar bastante e estar sempre em busca do conhecimento.
Segundo o assessor de comunicação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Ricardo Bial, 250 mil crianças de seis cidades baianas, incluindo Camaçari, foram atendidas pelo programa. A proposta é de que a ação contemple 40 municípios e 500 mil crianças até o mês de julho.
De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Gilmar Pereira, o programa é de suma importância para ajudar a eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti e minimizar os casos da doença.  “Estamos todos juntos para combater a dengue em Camaçari”, disse.
Pai de um aluno da escola Paulo Freire, Joel Batista, prestigiou o lançamento do programa e observou que o projeto é muito proveitoso. “No entanto, a comunidade precisa ser mais participativa para obtermos melhores resultados”, frisou.
A aluna do 7º ano do ensino fundamental II, Táfnes Martins, expressou que hoje foi um dia muito importante, porque preveniu as famílias e conscientizou a todos sobre o que deve ser feito para não alimentar as larvas do mosquito.
A ocasião foi marcada ainda pela apresentação do professor de música da Cidade do Saber, Edgar Ribeiro. Os alunos de diversas séries realizaram uma dramatização, que enfatizou o cotidiano das pessoas ao receberem a visita de um agente de endemias e os transtornos que a falta de consciência do problema pode causar para a família que não segue as orientações do Ministério da Saúde para combater a dengue.
Estiveram presentes a superintendente da vigilância epidemiológica do estado da Bahia, Alcina Andrade, o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Márcio Neves, e o vereador Dílson Magalhães (PSC).




Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here