Apresentação do cartão do SUS agora é obrigatório - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

segunda-feira, maio 20, 2013

Apresentação do cartão do SUS agora é obrigatório



A apresentação do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) agora é obrigatória para o usuário ter acesso aos atendimentos, a exemplo de consultas eletivas e exames. No entanto, o atendimento de emergência não exige a apresentação do cartão, apenas de um documento de identificação com foto.
Para garantir o atendimento a todos os moradores que queiram retirar o documento, a Sesau (Secretaria da Saúde) ampliou os locais de cadastramento. Agora, além da Central de Regulação, as oito UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município estão aptas a emitir o documento. As unidades básicas estão situadas nos bairros Gleba B, Gleba E, Nova Aliança, Camaçari de Dentro, Gravatá e, na sede, além de Arembepe, Vila de Abrantes e Monte Gordo, na orla.
Para solicitar o cartão do SUS basta apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e preencher o cadastro. No caso de crianças é permitida a apresentação da certidão de nascimento. Em seguida, o morador recebe um cartão provisório até a confecção do definitivo.
A obrigatoriedade do cartão SUS é determinada pela portaria n° 763, do Ministério da Saúde, publicada em 20 de julho de 2011, no intuito de agilizar o processo de marcações e realização de consultas, exames e cirurgias por meio do SUS, assim como possibilitar que os profissionais de saúde tenham acesso ao histórico de atendimentos prestados aos pacientes na rede pública de saúde, se tornando, assim, uma eficaz ferramenta para atenção integral para o paciente.
O Cartão Nacional de Saúde permite a identificação dos usuários ao SUS, através de um número único válido em todo o território nacional.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here