niciativas do Município são destaques - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quarta-feira, novembro 14, 2012

niciativas do Município são destaques



Camaçari se destaca no desenvolvimento de políticas de saneamento básico, através da oferta de serviços essenciais como abastecimento de água potável, limpeza urbana e esgotamento sanitário. Os requisitos atendem à Lei nº 11.445/07, que estabelece as diretrizes nacionais de saneamento básico.
Dados inéditos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados ontem (13/11), revelaram que 71,8% dos municípios brasileiros não possuíam em 2011 uma política de saneamento básico. Os números correspondem a 3.995 cidades que não respeitam a Lei Nacional de Saneamento Básico.
Camaçari está entre as poucas cidades do Brasil que não integram a lista. O Município se destaca, especialmente, na universalização do acesso de limpeza urbana, assistindo a mais de 90% da população do Município, além de contar com 85% das obras de rede de esgotamento sanitário concluídas na sede do Município, com expectativa de que sejam finalizadas até julho de 2013.
Na orla, as obras de implantação da rede de esgotamento sanitário estão quase concluídas. No momento, profissionais trabalham na conclusão das ligações domiciliares que devem ser finalizadas até o início do próximo ano.
Integra a rede de limpeza urbana do Município a varrição de ruas, instalação de PEVs (Ponto de Entrega Voluntário) de coleta seletiva, iniciativa realizada há 3 anos através do programa Camaçari Coleta da Gente, que insere o Município entre as 193 cidades consideradas de grande porte e com mais de 100 mil habitantes no Norte e Nordeste a possuir programas em atividade de coleta seletiva
A cidade ainda atende outra determinação da Lei Nacional de Saneamento Básico, que é possuir um aterro sanitário. Inclusive, em breve o aterro de Camaçari contará com mais uma célula para depósito de resíduos com equipamentos de controle e monitoramento de gases e maciços, a exemplo do piezômetro e inclinômetro.
Com licença renovada para funcionar por mais 5 anos, o aterro sanitário de Camaçari ainda dispõe de tratamento especializado de alguns resíduos, a exemplo do amianto, lâmpadas fluorescentes e de saúde. No local, também existe área reservada para o tratamento de resíduos da construção civil. A Limpec (Limpeza Pública de Camaçari) ainda contribui com a formação de cooperativas de catadores de resíduos.
O sistema de abastecimento de água do Município passa por constantes ampliações em vista do crescimento populacional. Este mês, a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) iniciou obras de ampliação, que incluem construção de poços artesianos, uma estação de tratamento de água e ampliação da existente, execução de uma linha tronco de seis quilômetros, além da implantação de rede domiciliar.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here