Concerto homenagiou Bahia e Angola - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, novembro 01, 2012

Concerto homenagiou Bahia e Angola




A convergência cultural entre Bahia e Angola, através de elementos como a música, a dança e o idioma, foi a tônica do concerto África visita África apresentado pela Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari na noite de quarta-feira (31/10).
A apresentação realizada no Teatro da Cidade do Saber contou com a participação dos artistas angolanos Dodô Miranda e Wyza, além da cantora baiana Jussara Silveira e do cantor e compositor Roberto Mendes.
Regido pelo maestro Bira Marques, o espetáculo integra o projeto África visita África, que tem como conceito promover a integração entre países de origem africana, no caso, Brasil e Angola, no sentido de destacar os pontos em comum, assim como ressaltar novos aspectos das referidas nações.
No repertório, 10 composições em português e em kimbundu, uma das línguas africanas faladas em Angola, ilustraram a proposta do fotógrafo, produtor e publicitário Sérgio Guerra, idealizador e diretor do projeto. As duas primeiras composições, Antakarana e Hereros, foram apresentadas apenas pelos 50 músicos da orquestra.
Para abrir a noite de participações especiais, subiu ao palco do teatro o compositor e cantor Dodô Miranda. A performance do artista foi destacada pela potência vocal.
Já o irreverente Wyza, um dos principais nomes do cenário musical de Angola, assim como Dodô, mostrou toda a sua musicalidade nas peças cantadas e nos passos de dança africana. “Vejo muitos pontos em comum entre a Bahia e a Angola, como o comportamento das pessoas, alimentação e a música. Por isso, me sinto à vontade em participar deste projeto”, afirmou.
A suavidade da voz da cantora baiana Jussara Silveira deu um toque a mais de sofisticação e elegância ao concerto. “É uma honra participar desta apresentação, sobretudo por ter essa ligação com a Angola por meio da língua portuguesa, pela qual tenho muito interesse e afeto”, salientou a artista, que lançará no final de novembro o CD Flor Bailarina, Canções de Angola, elaborado com músicas de compositores angolanos.
As participações dos artistas foram incrementadas pelo trio de backing vocals, Tâmara Pessoa, Raquel Monteiro e Nara Couto. Além disso, o espetáculo foi marcado também por um número especial com o cantor, compositor, instrumentista e arranjador santoamarense, Roberto Mendes. Todo o concerto foi filmado e alguns trechos farão parte de um documentário que integra o projeto África visita África.
Antes de subir ao palco, Jussara Silveira disse estar encantada com os trabalhos desenvolvidos pela Cidade do Saber e destacou a formação da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari. “Tenho orgulho de saber que na Bahia é realizado um trabalho como este, que contribui para tirar as pessoas das ruas. Isso me comove”, frisou. Ela ainda comentou que no Rio de Janeiro existe um projeto semelhante a ser aplicado nas escolas. “Camaçari está na frente, aqui a iniciativa já é uma realidade”, parabenizou.
PROGRAMAÇÃO
O concerto África visita África é o quinto da temporada 2012, que contará ainda com duas apresentações. Uma delas será realizada até dezembro e contará com a participação de um convidado surpresa.
Segundo o regente da Orquestra Sinfônica, Bira Marques, está programado também um concerto de final de ano com a Orquestra Sinfônica Jovem, resultado do programa de Iniciação Musical executado pela Prefeitura, através da Seduc (Secretaria da Educação), que contempla alunos de escolas da rede municipal de ensino.




Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here