Comemoração ao Dia da Consciência Negra em Camaçari - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, novembro 20, 2012

Comemoração ao Dia da Consciência Negra em Camaçari



Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, a Secin (Secretaria Municipal da Cidadania e Inclusão), por meio da Coopir (Coordenação da Promoção da Igualdade Racial), realizou uma feijoada e uma caminhada, com arrastão da banda percussiva Tambores da Raça e com cantores locais.
As ações integram as atividades do projeto Novembro Negro, promovidas pela Secin e têm como propósito resgatar a história do afrodescendente no Brasil. Para isso, tem como referência a luta de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares que se tornou ícone histórico na busca pela liberdade do povo negro.
Para o coordenador da Coopir, Ives Pires, é importante também refletir sobre as conquistas e os benefícios alcançados nos últimos anos pela população negra. “Tivemos um expressivo crescimento dos movimentos negros na busca de conhecer as reais necessidades e assim ampliar e desenvolver novas políticas sociais”, disse.
A moradora do bairro Burissatuba, Roseane do Carmo, também é engajada em atividades do movimento negro. Ela acompanhou a caminhada e ressaltou o quanto é importante celebrar a data. “Este é um momento de confraternização e de chamar a atenção de todos sobre a importância que o negro tem na formação da sociedade”.
Com a finalidade de dar continuidade às comemorações em alusão ao Dia da Consciência Negra, Roseane do Carmo idealizou a 1ª Parada Cultural Negra do Burissatuba. O evento acontece sábado (24/11), com apresentações artísticas e desfile para a escolha do negro e da negra mais bonitos do bairro. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura, através da Coopir.
A programação alusiva ao Dia da Consciência Negra foi aberta no dia 16 de novembro com uma palestra sobre As cotas e as suas consequências.  A atividade se repetiu nesta terça-feira (20/11), no Teatro Alberto Martins. Desta vez, o público foi formado por alunos de escolas públicas do Município. Uma apresentação do espetáculo artístico e cultural do grupo de dança folclórica, Ala Ketu e uma aula show, realizados no sábado (17/11), também integraram a programação.


Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here