Obras do projeto de revitalização do rio Camaçari - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, outubro 30, 2012

Obras do projeto de revitalização do rio Camaçari




A Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari, maior obra da história do Município, está a todo vapor. Esta semana foi iniciada a construção dos muros de flexão na parte inferior da ponte da avenida Manoel Mercês, antiga Radial B.
Iniciada há duas semanas com as obras nas margens do rio, do trecho da ponte da avenida Tupinambás, antiga radial C, a construção dos muros de flexão segue até a avenida 28 de Setembro, antiga Radial A. De acordo com o secretário da Habitação, João Bosco Quirelli, a intervenção deve ser concluída no início de dezembro.
Com aproximadamente 460 metros de comprimento e altura que varia de 4.500 a 5.500 metros, de acordo com a topografia do terreno, os muros de flexão servem para dar maior estabilidade às margens do rio Camaçari e possibilitar melhor fluidez das águas.
A edificação inicia com a construção da laje de fundação e a colocação das formas e armações para, por fim, serem concretadas as paredes que formam o bloco denominado muro de flexão.
Paralelo aos muros estão sendo construídas as vias que vão interligar as avenidas Tupinambás à rua do Telégrafo e à rua Parque Central.  As duas pistas ficam as margens direita e esquerda do rio. Inclusive, já foram concluídos cerca de 500 metros da via da margem direita, área que segue da ponte do Telégrafo às proximidades da ponte da avenida Manoel Mercês. Na margem esquerda foi concluído o gabião e as obras de terraplanagem iniciadas, etapa que antecede a pavimentação asfáltica e urbanização da área.
A construção da praça em frente à Cidade do Saber também está em estágio avançado, com o campo gramado e a quadra concretada. As próximas etapas consistem nos serviços de demarcação dos espaços, construção das arquibancadas e alambrados e colocação das traves. Outro equipamento que está praticamente pronto é o estacionamento, também construído nas proximidades da Cidade do Saber e que está em fase de acabamento.
A OBRA
O projeto de Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari está dividido em 18 trechos e abrange 25 quilômetros de extensão, passando por 21 dos 52 bairros da sede.
Além da urbanização, o projeto engloba obras complementares, como a revitalização do Horto Florestal e a construção de mais um Cras (Centro de Referência de Assistência Social), ações que beneficiam cerca de 90 mil pessoas, o que equivale a cerca de 64% da população da sede do Município, contemplando diretamente 11.600 mil famílias.
A previsão é de que a intervenção seja concluída no prazo de dois anos. No entanto, a Prefeitura já entregou as pontes da rua do Telégrafo e da avenida Tupinambás, antiga Radial C, equipamentos econstruídos através do projeto de revitalização do rio Camaçari.
Além disso, 460 famílias e comerciantes que viviam ou atuavam em áreas de risco, às margens do Rio Camaçari, foram reassentados ou indenizados. Todos os rios que englobam o projeto passaram pelos serviços de dragagem.
A proposta é de que as obras sejam entregues conforme forem ficando prontas. A intenção é de que até o final do ano, a população possa desfrutar das intervenções programadas para os trechos seis e sete. Para tanto, uma frente de trabalho com 350 homens trabalha nos dois trechos.




Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here