1° Seminário de Agroecologia discute desenvolvimento sustentável - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, setembro 27, 2012

1° Seminário de Agroecologia discute desenvolvimento sustentável




Com objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável entre os agricultores, dentro de novos fundamentos e rumos agroecológicos, Camaçari realizou nesta quinta-feira (27/09) o 1° Seminário de Agroecologia. O evento reuniu no auditório da Casa do Trabalho aproximadamente 150 participantes, entre agricultores, estudantes e educadores ambientais.    
Durante a abertura do seminário, o secretário municipal da Agricultura e Pesca, João Ramalho, destacou que o encontro representa o pontapé inicial para disseminar a agricultura de base ecológica, promover o desenvolvimento sustentável e incentivar a prática da responsabilidade socioambiental.
“Com o desenvolvimento da agroecologia pretendemos criar a terceira via de atividade econômica do Município, além das industriais e turísticas desenvolvidas na região”, destacou o secretário.
O engenheiro agrônomo Adeodato Menezes realizou a palestra Princípios e Fundamentos da Agroecologia. Em seguida, o palestrante abriu espaço para o público debater o tema.
À tarde, o diretor de Agricultura da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), João Bosco Cavalcanti deu prosseguimento à programação com a palestra sobre Quintais Agroflorestais, áreas destinadas ao policultivo de base agroecológica, cultivos alimentares e criação de animais domésticos em estabelecimento familiar.
Segundo ele, a empresa deve implantar inicialmente 40 quintais agroflorestais no Município em abril, período em que inicia a chuva de inverno.
Para Ivonaldo Antonio da Silva, diretor da Associação de Produtores Rurais de Camaçari, o seminário é importante por possibilitar aos agricultores adquirir mais conhecimento e contribuir para o desenvolvimento econômico do trabalhador rural.    
Aluna do 4° ano do Colégio Estadual Cidade de Camaçari, Gabriela Pereira, 17 anos, não perdeu a oportunidade de aprimorar ainda mais o conhecimento. “Agricultura e meio ambiente são assuntos vitais para a humanidade e precisam ser vistos com responsabilidade”, analisou a estudante que pretende trabalhar na área ambiental.
Com o tema Camaçari em busca do Desenvolvimento Sustentável, o seminário foi desenvolvido pela Sedap (Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca) e contou ainda com a participação do secretário municipal da Cultura, Vital Vasconcelos, e do agrônomo e articulador do Território Metropolitano de Salvador, Elcio Santana.  
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here