Museu da Cidade do Saber ganha Espaço de Química - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, agosto 16, 2012

Museu da Cidade do Saber ganha Espaço de Química


Um ano após o início das atividades, o Museu de Ciência e Tecnologia UNICA – Universo da Criança e do Adolescente, localizado na Cidade do Saber, em Camaçari, traz para seus visitantes mais uma novidade: o espaço de química. O novo ambiente é resultado de uma parceria com o Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia e será inaugurado no dia 28 de agosto, às 16h, na Cidade do Saber, com a presença do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, a diretora geral da instituição, Ana Lúcia Silveira, secretários municipais, professores da Ufba, integrantes da Braskem, entre outras autoridades.
O Museu UNICA tem o objetivo de incentivar o estudo de ciências nas escolas e despertar o interesse dos jovens e adolescentes pela pesquisa na área de ciência e tecnologia, além de mostrar a contribuição da química para o desenvolvimento da ciência nas mais diversas áreas.
No espaço, os visitantes poderão conferir a Mostra de Cheiros e Sabores, que foi montada em parceria com o Instituto de Química da Ufba, e utilizarão experimentos que aproximam a Química do cotidiano. O jogo “Que cheiro é este?” oferece aos alunos o contato com diversos aromas, despertando o interesse para conhecer as características do material, o constituinte químico e a estrutura que dão origem ao cheiro. De forma lúdica, interativa e divertida, os estudantes e demais visitantes também terão acesso a filmes e jogos relacionados à Química.
Além de ser um espaço aberto para visitação, o UNICA tem beneficiado milhares de jovens e adolescentes da rede pública municipal através do programa de Iniciação Científica da Secretaria de Educação, em parceria com a Cidade do Saber. Mais de oito mil crianças e adolescentes já visitaram o museu, que é gerido pela Cidade do Saber com o patrocínio da Braskem.
Sobre o UNICA
O museu ocupa uma área de 300 metros quadrados que abriga cerca de 40 diferentes experimentos de eletricidade e magnetismo, óptica e ondas, mecânica e energia e mais de 50 jogos matemáticos e quadros de ilusão de óptica. As visitas são guiadas por mediadores do museu e educadores que ajudam a descomplicar a ciência aprendida em sala de aula, permitindo sua experimentação pelos alunos.
O Espaço de Química vai se somar aos outros equipamentos do UNICA, que oferece o acesso a uma série de experimentos e conhecimentos sobre física, estimulando a curiosidade e a prática da pesquisa, e ao Memorial do Polo, que expõe sobre o meio ambiente e a história de implantação e funcionamento do complexo industrial de Camaçari.
Patrocinado pela Braskem e agora com o apoio da Ufba, o UNICA continua sendo, na Bahia, o único espaço em que os segredos da ciência são desvendados de forma interativa e atrativa, com foco no público infanto-juvenil, direcionado para a promoção e democratização do acesso à cultura científica.
SERVIÇO:
O que? Inauguração do espaço da química no Museu de Ciência e Tecnologia UNICA – Universo da Criança e do Adolescente
Quando? 28 de agosto (segunda-feira), às 16 horas
Onde? Cidade do Saber (Camaçari)
Ascom CDS
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here