Espaço de Química amplia interatividade lúdica do Museu UNICA - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quarta-feira, agosto 29, 2012

Espaço de Química amplia interatividade lúdica do Museu UNICA





É como se o universo lúdico de interatividade com o conhecimento tivesse ganhado mais um planeta. Este, com uma capacidade ampliada de provocar as funções sensoriais dos seres humanos, diante de outros já conhecidos pelos surpreendentes mecanismos que demonstram quão fantásticos podem ser experimentos com peso, movimento e eletricidade. Este novo ambiente, curiosamente distinto, chama-se Espaço de Química e foi inaugurado nesta terça-feira, 28, dentro do Museu de Ciências e Tecnologia UNICA – Universo da Criança e do Adolescente.
O espaço tem por objetivo principal contribuir com o ensino público e incentivar o interesse pelo assunto, mostrando que a química está presente no cotidiano muito mais do que se imagina. Na inauguração, a satisfação em ver o projeto realizado estava estampada nos rostos de todos que participaram diretamente do processo. Os depoimentos apenas confirmavam o contentamento.





A diretora geral da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, demonstrou felicidade pela parceria firmada com a Ufba, para o desenvolvimento do Espaço de Química, e com a Braskem, parceira desde o primeiro momento. “Tenho certeza que, com esta novidade, o UNICA vai ficar muito mais atrativo, o que facilita o cumprimento da finalidade do Museu, que é disseminar conhecimento de forma lúdica e interessante”, disse.
Além de uma área para apresentação de vídeos e jogos relacionados à química, haverá experimentos científicos a exemplo da Mostra de Cheiros e Sabores, com a formação de aromas e odores através da mistura de substâncias químicas, bem como experiências que brincam com o paladar.
Para o professor do Instituto de Química da Ufba, Lafaiete Cardoso, um dos coordenadores do projeto, o conhecimento produzido nesse espaço cumprirá nobres tarefas. “Não só vai despertar o interesse dos estudantes como também vai desmistificar o pensamento de que a química é algo que traz malefícios à natureza”, cita.
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, ressaltou como a parceria que tornou possível a concretização do Espaço de Química está em sintonia com o interesse da administração do município. “O interesse da gestão é a formação das pessoas. É muito positiva essa interação das empresas privadas com a sociedade, de forma a contribuir com a educação e aprendizado das crianças”, afirmou.
Para Emanuel Lacerda, relações institucionais da Braskem, o Espaço de Química consolida a parceria com a Cidade do Saber. “Procurei a instituição pelas ótimas referências que me passaram. Com a inauguração deste espaço, sinto que essa parceria se solidifica e me sinto feliz por isso”, arremata.
Funcionamento – Além de funcionar como método complementar de ensino para grupos escolares, o Museu de Ciência e Tecnologia está aberto à visitação de qualquer cidadão. O passaporte custa R$ 6,00 para adultos e R$ 3,00 para estudantes e crianças. O horário de funcionamento é das 11 às 12 horas e das 16 às 17 horas.
Wesley Sobrinho – Ascom CDS
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here