Cidade do Saber oferece educação, cultura e esperança para crianças e adultos - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, agosto 07, 2012

Cidade do Saber oferece educação, cultura e esperança para crianças e adultos


O ingresso de novos cidadãos no quadro de beneficiados pelas atividades da Cidade do Saber atesta a funcionalidade da instituição, enquanto promotora da inclusão social. Durante o período de matrículas, que ocorre no início de cada semestre, a procura pelo aprendizado cultural e esportivo oferecido é intensa, prova do alto nível de aprovação do público. Só no primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Cursos realizou 8.161 atendimentos. Em julho, temporada de inscrições para o segundo semestre, mais 450 alunos se juntaram aos antigos e esse número não para de crescer, visto que alguns cursos seguem com as adesões.
A oferta gratuita de conhecimento e da oportunidade de inserir na rotina, práticas saudáveis, tem representado esperança de um futuro melhor na vida de muitas pessoas. Aos poucos, tem transformado as comunidades situadas em seu entorno, como uma força motriz que tende para o bem e coopera para o desenvolvimento dos indivíduos. Os cerca de 7.500 alunos que atualmente frequentam as aulas, estão aperfeiçoando seus talentos através dos vários cursos e oficinas – Dança Moderna, Dança de Salão, Teatro, Música, Artes Plásticas, Ballet, Idiomas, além das aulas nas diversas modalidades esportivas.
O esporte, ferramenta com reconhecida eficácia no resgate de crianças e adultos da marginalidade, é uma das atividades que mantém as inscrições abertas para boa parte das escolinhas: basquete, boxe, capoeira, futsal, ginástica rítmica, handebol, karatê, voleibol e xadrez. Para os adultos, as turmas de hidroginástica e natação também continuam recebendo novos alunos.
No Espaço Infantil, momentos que misturam o mundo lúdico com conteúdo pedagógico – Brincando com a Matemática, Meu Broto de Leitura e O Jogo da Fantasia – contam com uma quantidade crescente de crianças e ainda tem espaço para novas. Os cursos que integram o núcleo de cultura estão entre os mais concorridos, mas ainda há vagas para Artes Visuais, um convite a compreensão e domínio das formas e cores. Maiores informações sobre os cursos oferecidos pela Cidade do Saber podem ser obtidas através do telefone : (71) 3644-9810.
Dados Gerais – Inaugurada em 22 de março de 2007, a Cidade do Saber, projeto administrado pelo Instituto Professor Raimundo Pinheiro, já é reconhecida como o mais importante centro de conhecimento e inclusão social do estado da Bahia. Já prestou cerca de 200 mil atendimentos e cerca de 50 mil munícipes já foram beneficiários das atividades regulares.
A qualidade das instalações e a metodologia permitem um atendimento diário a mais de 5 mil jovens e adultos. Pela excelência na execução do papel social ao qual se propõe realizar, já foi congratulada com prêmios de reconhecimento regional, nacional e mundial. Na busca por ampliar sua capacidade de levar cultura e conhecimento às comunidades, implantou em 2009 o Ponto Móvel Cidade do Saber – um caminhão adaptado para o desenvolvimento de atividades educativas nos bairros distantes.
A Instituição ainda agrega projetos que cumprem com maestria a tarefa de disseminar cultura e despertar interesse de crianças, jovens e adultos no conteúdo multidisciplinar. O Museu Unica, espaço onde os segredos da ciência são desvendados de forma interativa e atrativa, é um exemplo neste quesito. Com a inauguração do Espaço de Química, dentro do Unica, a capacidade de disseminar educação será potencializada. Para fomentar os valores culturais, existe a Orquestra Sinfônica Popular Brasileira, cujo repertório eclético dialoga bem com todas as camadas da sociedade. Vale destacar, ainda, a assertiva implementação do projeto Palco da Cidade, que, desde 2009, estimula o artista local a desenvolver seus talentos.
Wesley Sobrinho – ASCOM CDS
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here