Inaugurada a 5º SGBM (Subgrupamento de Bombeiro Militar) em Camaçari - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, julho 10, 2012

Inaugurada a 5º SGBM (Subgrupamento de Bombeiro Militar) em Camaçari



Mais uma página de sucesso foi escrita na história da segurança pública de Camaçari com a instalação do 5º SGBM (Subgrupamento de Bombeiro Militar). A solenidade aconteceu nesta terça-feira (10/07), na sede da unidade, localizada na rua Lateral de Dentro, no bairro Jardim Limoeiro, próxima à base do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).
Subordinado ao 10° GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) de Simões Filho, o subgrupamento do Município atende a uma antiga solicitação da população e foi implantado graças a parceria entre a administração municipal e o governo do Estado.
Para o prefeito Luiz Caetano, a instalação da unidade denota o crescente desenvolvimento do Município, além de oferecer mais segurança para a comunidade. “Temos certeza de que Camaçari está cada vez mais estruturada para atender aos anseios do povo e receber novos empreendimentos”, declarou.
O gestor ainda destacou que a unidade está situada em um ponto estratégico, nas proximidades da BA-535 (Via Parafuso), do HGC (Hospital Geral de Camaçari) e da CTU (Cidade Técnico-Universitária), onde funciona o IFBA (Instituto Federal da Bahia) e futuramente o campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Além disso, a localização facilita o acesso das equipes ao centro da cidade e ao Polo Industrial.
Durante a solenidade, o secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-Ba), Maurício Teles Barbosa, afirmou que a implantação de mais uma unidade do Corpo de Bombeiros representa “um sonho realizado, por se tratar de um equipamento de grande importância para os moradores de Camaçari e região”, avaliou.
Presente na solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, o coronel Alfredo Castro, parabenizou o gestor municipal pelo “compromisso em atender as solicitações do povo que vive na cidade”.
De acordo com o comandante Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, o coronel Dalton Barbosa, a intenção é de que o subgrupamento de Camaçari se torne um grupamento. Segundo ele, a mudança é gradativa e nada impede que a unidade de Camaçari se torne independente, conforme explicou. O comandante informou ainda que o nome do capitão responsável pelo 5° SGBM de Camaçari deve ser divulgado nos próximos dias, através do Diário Oficial do Estado.
Participaram da solenidade de inauguração secretários e vereadores municipais, autoridades policiais e políticas, além de representantes do empresariado e comércio local.
 ESTRUTURA
O 5° SGBM de Camaçari ocupa uma área de 178 metros quadrados e possui dois alojamentos (feminino e masculino), além de salas de treinamento, de comando, de rádio e de administração.
O efetivo da unidade contará com 30 bombeiros, entre homens e mulheres, que terão o suporte de uma viatura de combate a incêndio, busca, salvamento e resgate (ABTS – Auto Bomba Tanque e Salvamento).
Além do próprio efetivo, a unidade de Camaçari terá o apoio de grupos especializados, como o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros e a equipe BRESC (Busca, resgate e salvamento com cães) do 10º GBM. A Defesa Civil também atuará como uma força auxiliar.
O 5° SGBM de Camaçari já entrou em funcionamento. As instalações e a parte logística são garantidas pela administração municipal, enquanto que a equipe de bombeiros e os equipamentos de combate a incêndio são cedidos pelo governo estadual.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here