Profissionais de saúde ganham equipamentos - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, junho 26, 2012

Profissionais de saúde ganham equipamentos



A Prefeitura de Camaçari entrega nesta quarta-feira (27/06), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Aliança, balanças antropométricas aos 22 agentes Comunitários de Saúde que atuam na unidade. Na ocasião, também serão entregues sete notebooks aos nutricionistas que trabalham nas UBS’s do Município. A cerimônia acontece às 9h e vai contar com a presença do secretário da Saúde, Vital Sampaio.
No total, a Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) de Camaçari adquiriu 311 balanças que serão utilizadas pelos agentes comunitários de saúde no trabalho de puericultura, através do qual os profissionais acompanham o desenvolvimento da criança. Após receberem as balanças, os agentes passam por uma capacitação que os habilita para realizar o acompanhamento do peso e das medidas das crianças, especialmente as menores de 2 anos.
Com a iniciativa será possível desafogar o atendimento nas unidades básicas e nas USF’s (Unidades de Saúde da Família), assim como otimizar o atendimento na área de puericultura, uma vez que os agentes realizam as visitas domiciliares e, ao detectar algum caso que necessite de mais cuidados, encaminham para a unidade com prioridade de atendimento.
Ao equipar os nutricionistas da rede, por sua vez, a Sesau possibilita que os profissionais tenham um melhor acompanhamento dos pacientes do Programa de Complementação Alimentar, assim como, permite que os nutricionistas lancem as informações coletadas no Sistema de Vigilância Nutricional, do Ministério da Saúde. Antes, os dados eram repassados para a Atenção Básica, na Sesau, e outro profissional lançava as informações no sistema.
O Programa de Complementação Alimentar é desenvolvido em todas as UBS’s do Município e atende pessoas em estado de desnutrição e com intolerância ou alergia à lactose. Esse ano, inclusive, além das nutricionistas, o programa ganhou o reforço de um gastropediatra que atende na Policlínica do Centro.
A entrega dos notebooks acontece de uma única vez e a distribuição das balanças começou há um mês. A previsão é de que o processo encerre na quinta-feira (28/06), com a entrega dos equipamentos aos agentes de saúde das USF’s dos bairros Piaçaveira, Parque Verde e Verdes Horizontes.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here