Prefeitura doa terreno para instalação de nova unidade do Senai - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, maio 22, 2012

Prefeitura doa terreno para instalação de nova unidade do Senai




Dentro de duas semanas, a Prefeitura de Camaçari entrega ao Senai (Serviço  Nacional de Aprendizagem Industrial) a documentação oficial de doação da área para instalação de uma nova unidade da instituição no Município.
A informação foi divulgada pelo prefeito Luiz Caetano, nesta terça-feira (22/05), durante reunião com representantes de instituições de ensino e das administrações municipal e estadual.
Com 30 mil metros quadrados, a área onde será construída a unidade do Senai integra a CTU (Cidade Técnico Universitária), que já abriga o IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), e está localizada na estrada da Cetrel (BA-530).     
De acordo com o gestor municipal, a nova estrutura educacional vai atender as necessidades de formação de técnicos. “O Polo de Camaçari é grande, diversificado e ainda tem muito a crescer. Pensando neste contexto, buscamos firmar parcerias para ampliar a rede de qualificação da mão de obra da população”.
Na ocasião, também foram discutidas as prioridades do Fórum Camaçari – Polo de Oportunidades, para composição de uma agenda positiva de ações que visam promover a qualificação de empreendedores e formação de mão de obra.
Além da nova unidade profissionalizante do Senai, estão também entre as prioridades a implantação do campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia), a instalação do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) na orla do Município e ampliação e transferência do campus da Uneb (Universidade Estadual da Bahia) para a CTU.
Durante a reunião, o secretário de Relações Institucionais do Município, Ademar Delgado, ainda destacou a importância da implantação do Núcleo de Desenvolvimento de Negócios Local. “Essa iniciativa permitirá a interlocução e a interface entre segmentos produtivos de Camaçari, os poderes públicos municipal e estadual, empresários, novos empreendimentos e a comunidade.
Integram ainda a agenda positiva a implantação do Parque Tecnológico – Espaço Estendido Camaçari e o mapeamento das necessidades dos novos empreendimentos.  Para o secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Paulo Câmara, a identificação das necessidades de qualificação e desenvolvimento das empresas locais é fundamental para atender bem as novas demandas do mercado.
No encontro também foi discutida a elaboração de uma carta para o governador Jaques Wagner. O documento, que será dividido em três blocos, apresentará os objetivos do Polo de Oportunidades, pontuará as ações desenvolvidas pela administração municipal e terá solicitações do governo municipal e empresariado para alavancar ainda mais o crescimento do Município.
Entre os pedidos estão à preparação da nova área de expansão do Polo (infraestrutura, logística e atendimento aos requisitos ambientais), duplicação das estradas da Cetrel e Cascalheira (BA-531), a ampliação da oferta de cursos e estrutura física da Uneb, implantação do Parque Tecnológico e a ampliação de unidades educacionais do ensino médio com qualidade mais elevada, especialmente com inclusão de laboratórios nas áreas de química, física, biologia, informática, elétrica, entre outras.
Participaram do encontro o secretário da Habitação, Djalma Machado, o diretor Regional do Senai, Leone Andrade, o superintendente geral do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), Mauro Pereira, o superintendente do SESI - BA, José Wagner Fernandes, o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Camaçari, Pedro Fayla, e o presidente da Acec (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari), Luciano Sacramento.
Além do superintendente de Comunicação do Cofic, Érico Oliveira, do coordenador da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Bahia, Roberto Evangelista, do coordenador da Unidade de Comércio e Serviço do Sebrae Bahia, Rogério Cerqueira Teixeira, do superintendente do IEL-BA (Instituto Euvaldo Lodi), Armando Neto, da presidente do Sindicato Patronal do Comércio de Camaçari, Juranildes Araújo, e o representante da Diocese de Camaçari, Antônio Carlos.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here