Confirmada a instalação do campus da UFBA na Cidade Técnico-Universitária - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

sexta-feira, março 02, 2012

Confirmada a instalação do campus da UFBA na Cidade Técnico-Universitária

A implantação dos cursos da UFBA leva em consideração as demandas do Município

 


Durante a primeira audiência pública para definir os cursos que serão oferecidos pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) em Camaçari, o prefeito Luiz Caetano afirmou que o campus será construído na CTU (Cidade Técnico-Universitária). Inicialmente, a instituição pública de ensino superior irá oferecer seis cursos.
A audiência, realizada na manhã desta sexta-feira (02/03), na Cidade do Saber, voltada para o setor produtivo do Município, reuniu estudantes, representantes do empresariado local e da sociedade civil organizada.
Durante a reunião, Caetano classificou o momento vivido por Camaçari como extraordinário. “A chegada da UFBA no nosso Município é um ganho incrível e que oferece oportunidades para a população de Camaçari ampliar os conhecimentos”, declarou.
O prefeito aproveitou a ocasião para destacar os benefícios que a administração municipal tem promovido na educação de Camaçari, a exemplo do plano de carreira dos professores, a oferta da merenda escolar de qualidade, transporte para universitários que estudam em Salvador e Lauro de Freitas, bolsa universitária, entrega de mochila, tênis e fardamento para estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino, dentre outras ações.
Na ocasião, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de realizar audiências públicas para debater com a sociedade os cursos que devem ser implantados no campus do Município. “O caminho para o sucesso da UFBA em Camaçari, que já é uma grande conquista, é ouvir as necessidades da população”, disse.
De acordo com o vice-reitor e coordenador da comissão de implantação da UFBA em Camaçari, Luiz Rogério Bastos, as audiências dão oportunidade para que a comunidade expresse as expectativas para o campus. “Os encontros dão subsídios para que a instituição atenda aos anseios da sociedade local e região numa perspectiva futura, uma vez que existe a possibilidade de o campus se tornar uma universidade, como aconteceu em Barreiras”, afirmou.
O vice-reitor, que informou sobre os seis cursos a serem instalados inicialmente em Camaçari, disse que “o projeto acadêmico leva em consideração não só aspectos locais. É feita uma avaliação macro de percepção de desenvolvimento do Município, do Estado e do Brasil, uma vez que os profissionais que serão formados em Camaçari não atuarão apenas na cidade”..
O estudante de Ciências Contábeis da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) campus de Camaçari, Celso Ricardo, acredita que os cursos irão atender as necessidades do cenário de expansão industrial do Município. “É importante a qualificação da mão de obra para ocupação de cargos de chefia”, opinou.
Na audiência foram sugeridos também cursos voltados para as áreas ambientais e para o Polo Automotivo, Eólico, dentre outros.
O secretário municipal da Educação, Luiz Valter de Lima, acredita que a implantação de cursos que potencializam o setor produtivo já existente impulsionará ainda mais o crescimento do Município.
Também participaram do encontro os secretários municipais da Habitação, Djalma Machado, do Esporte e Lazer, Ademar Lopes, da Cultura, Vital Vasconcelos, e do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes.
Ainda marcaram presenças os vereadores Téo Ribeiro (PT) e José Marcelino (PT), o deputado estadual Bira Coroa (PT), além do representante do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), Bertran Carneiro, do presidente da Acec (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari), Luciano Sacramento, do presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Camaçari, Pedro Fayla, do diretor geral do campus do IFBA, Affonso Alves Filho, representantes de sindicatos, de movimentos estudantis e da comissão de implantação municipal da UFBA.
A segunda audiência será no dia 7 de março, às 9h, no auditório da Escola Municipal Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes, na orla. A última acontece no dia 9 de março, no mesmo horário, no auditório da Prefeitura.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here