Marcação de consultas no CEO será feita nas UBSs e USFs do Município - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Marcação de consultas no CEO será feita nas UBSs e USFs do Município



Provavelmente a partir de março, o agendamento para consultas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) será realizado através do sistema Siga Saúde, na unidade solicitante. A iniciativa tem o intuito de oferecer mais comodidade aos pacientes e organização nas marcações de consultas.
Atualmente, o CEO conta com 1.083 pacientes em tratamento ou prestes a iniciar. Inaugurado em junho de 2011, a unidade tem 2.643 pessoas cadastradas, sendo que 1.560 já concluíram o tratamento.
No local, a população tem acesso a atendimento de odontopediatria, tratamento de canal em crianças e adultos, cirurgias ósseas, gengivais e de remoção de dente incluso, periodontia (tratamento de doenças da gengiva), estomatologia (diagnóstico de câncer de boca) e radiologia. 
De acordo com a coordenação do CEO, primeiramente os pacientes são atendidos pelos dentistas das Unidades de Saúde da Família (USFs) ou das Unidades Básicas da Saúde (UBSs) e, caso necessário, são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas.
Enquanto aguardam a consulta, os pacientes assistem a palestras e vídeos sobre saúde bucal. Se houver necessidade, eles são encaminhados ao escovódromo, onde recebem orientações sobre higiene e escovação dos dentes por um profissional especializado.
Os consultórios e banheiros do CEO são adaptados para facilitar a circulação de cadeirantes. Além disso, com o objetivo de promover mais inclusão e acesso aos serviços de saúde, a unidade odontológica oferece atendimento para pacientes renais, especiais e com anemia falciforme, todos encaminhados pelo Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde).
Em menos de um ano de funcionamento, o CEO diagnosticou 10 casos de câncer de boca. Nesses casos, a biopsia é realizada na própria unidade e avaliada pelo especialista de câncer de boca do CEO. Após isso, os pacientes são encaminhados para o Hospital Aristides Maltez, em Salvador.
O CEO ainda possui parceria com o Odontomóvel, iniciativa realizada entre a Prefeitura de Camaçari e a Ford, que atende crianças com idades entre quatro e oito anos, nas unidades escolares. Se necessário, os estudantes são encaminhados para tratamento no CEO.
O Centro de Especialidades Odontológicas de Camaçari atua com 12 dentistas, que atendem em oito consultórios. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada no bairro Ponto Certo.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here