Vagas do Pronatec podem ser ampliadas - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Vagas do Pronatec podem ser ampliadas




Camaçari poderá ampliar as vagas oferecidas através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As 1.720 vagas iniciais estão garantidas e a Prefeitura Municipal negocia com as instituições de ensino a possibilidade de ampliação das vagas dos cursos profissionalizantes. A expectativa é de que a oferta ultrapasse as 2 mil vagas.
De acordo com a Secin (Secretaria Municipal da Cidadania e Inclusão), que coordena o Pronatec em Camaçari, o Município já dispõe da senha do Sistec/MEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) do Ministério da Educação (MEC), necessária para a realização da pré-matrícula dos beneficiários em um dos 38 cursos oferecidos.
Ainda segundo a Secin, a previsão é de que as inscrições sejam realizadas em fevereiro, em período e local a serem definidos. A confirmação da matrícula também não tem data marcada, mas será feita nas próprias instituições de ensino.
Com carga horária de 160 a 240 horas, os cursos serão oferecidos pelo SENAI, SENAC, IFBA e IF Baiano (Instituto Federal Baiano). Abrangem as áreas de auxiliar administrativo, recepcionista, vendedor, caldeireiro, montador de andaime, modelista, garçom, auxiliar de cozinha, padeiro, programador web, auxiliar em administração de redes, desenhista da construção civil, dentre outros.
Vale salientar que os cursos são totalmente gratuitos e as instituições irão oferecer o material didático, fardamento, alimentação e transporte. A Secin esclarece ainda que não há limite de beneficiários por família e que o fato de realizar o curso não suspende o pagamento do programa Bolsa Família.
Os cursos do Pronatec são destinados para pessoas com idade entre 18 e 59 anos, que possuem CPF e cadastro no CadÚnico ou renda per capita de até R$ 70 mensais.
A iniciativa integra o Plano Nacional Brasil Sem Miséria do governo federal, ao qual o Município aderiu com a criação do Programa de Superação da Pobreza Extrema de Camaçari. O objetivo da ação é expandir e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica e oferecer melhores oportunidades e condições de vida para os brasileiros.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here