População apóia combate à dengue - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quarta-feira, janeiro 04, 2012

População apóia combate à dengue



A população de Camaçari contribui no combate à dengue e abre as portas para receber os agentes de endemias do Município durante o primeiro LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) do ano.
Isso foi o que fez Verônica Paixão, moradora do bairro Alto da Cruz. “Permitir a entrada dos agentes em minha casa pode salvar vidas”, disse convicta ao reiterar que “essa não é uma luta só do Município”.
A ação, realizada pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Camaçari, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), segue até sexta-feira (06/01). O levantamento será feito por 250 profissionais responsáveis por visitar 6.400 imóveis da sede e orla. O resultado deve ficar pronto até o final da próxima semana.
O LIRAa será repetido nos meses de março e outubro. De acordo com o último levantamento do Município, o Índice de Infestação Predial por Aedes Aegypti caiu de 3,7%, em 2010, para 2,7%, em 2011.
Para o diretor da Vigilância em Saúde, Marcos Nogueira, a medida é muito importante, pois permite identificar os locais onde há foco do mosquito da dengue, bem como que tipos de criadouros. “De posse dos resultados, vamos desenvolver ações específicas para eliminar os focos e reduzir os índices de infestação”, esclareceu o gestor.
Marcos Nogueira lembra ainda que as freqüentes chuvas e as altas temperaturas do verão favorecem o aumento de criadouros e o desenvolvimento do mosquito. Ele alerta que a colaboração da população é imprescindível, especialmente no que tange à destinação adequada de materiais como pneus, garrafas vazias e vasos com água parada.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here