Em 3 anos, 2,6 mil atendimentos pelo Ceonc - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, janeiro 12, 2012

Em 3 anos, 2,6 mil atendimentos pelo Ceonc



Mais do que oferecer serviços de saúde para pessoas com câncer, o Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) proporciona acolhimento e desenvolve atividades que estimulam o fortalecimento da autoestima dos usuários.
Parte do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), que no mês de fevereiro comemora três anos de funcionamento, o Ceonc tem como principal objetivo diagnosticar, encaminhar e acompanhar pessoas com câncer. Atualmente, o Centro atende 2.601 usuários, entre adultos e crianças.
A unidade realiza um trabalho multidisciplinar, com a oferta de serviços médicos nas especialidades de mastologia, ginecologia e urologia, terapia em grupo, assistência social, enfermagem e atendimento nutricional. A equipe do Ceonc é formada por 15 profissionais, sendo médicos, enfermeiros, assistente social e auxiliares administrativos.
Além dos serviços médicos, o Centro criou, há dois anos, o grupo Reaprendendo a Viver, que conta com a participação de mulheres que se reúnem toda as quartas-feiras com objetivo de trocar experiências, promover atividades educativas e celebrar datas comemorativas.
A usuária Mari Alice dos Santos, 61 anos, que há três teve diagnosticado câncer de mama, afirmou que a vida ganhou novo sentido após ser atendida no Ceonc. Segundo ela, que já retirou um quarto da mama e passou por sessões de radio e quimioterapia, os serviços oferecidos foram determinantes para a recuperação. “A unidade proporciona um acolhimento indescritível, já que estamos sensibilizados pela doença. Isso, sem dúvida, contribui para o restabelecimento da autoestima e saúde”.
De acordo com a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, a intenção é de que ainda este ano as especialidades oferecidas sejam ampliadas para atender pacientes com todos os tipos de câncer. Ainda segundo ela, em breve será realizada na unidade o serviço de coleta de material para biópsia, feito através de um equipamento de alta tecnologia, denominado pistola de Core Biopsy. O equipamento permite a retirada parcial do nódulo para estudo em laboratório.
Para Luciana Jaqueline, o crescimento do Ceonc é avaliado como positivo, sobretudo devido à qualificação dos profissionais e do clima solidário e caloroso com o qual os pacientes são tratados. “O foco da nossa equipe é manter a excelência dos serviços, de forma humana e atendendo as reais necessidades de cada usuário”, concluiu.
O Ceonc também promove palestras, cursos de capacitação e ações com temas direcionados, como o Outubro Rosa, campanha nacional de luta contra o câncer de mama, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, o mutirão de combate ao câncer de próstata, entre outras atividades.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here