Dilma Rousseff ressalta a participação de Camaçari no crescimento do Brasil - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Dilma Rousseff ressalta a participação de Camaçari no crescimento do Brasil



A assinatura da ordem de serviço para as obras de urbanização da Bacia do Rio Camaçari aconteceu na manhã desta segunda-feira (30/01), com as presenças da presidenta Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner, do prefeito Luiz Caetano, ministros, deputados e autoridades locais, na Cidade do Saber.
Segundo Dilma Rousseff, o trabalho realizado pela administração municipal é uma prova de que os baianos e os brasileiros estão mudando de vida. "Camaçari é um lugar onde a Bahia está crescendo e um dos grandes municípios industriais do país, onde o comércio e o serviço também crescem, gerando emprego e renda para os moradores. Além disso, a cidade possui importantes investimentos nas áres do esporte, educação, saúde e cultura.",  afirmou a presidenta, adiantando o desejo de visitar o Museu de Ciência e Tecnologia da Cidade do Saber. "O Brasil vai precisar dele, pois queremos ter mais pesquisadores e mais produção científica no país. A construção deste complexo mostra o compromisso do prefeito com a população".
A presidenta ainda informou que lançar ou entregar uma obra que envolve a retirada da população de áreas de risco é sempre muito gratificante, pois a criação de políticas habitacionais também garante uma política de distribuição de renda. "O projeto de urbanização da Bacia do Rio Camaçari é muito importante para a cidade". Conforme o ministro das Cidades, Mário Negromonte, o governo federal autorizou a utilização de mais de 1.900 unidades habitacionais no Programa Minha Casa, Minha Vida 1 para o reassentamento das famílias e mais de 400 unidades habitacionais estão em fase de contratação pelo Minha Casa, Minha Vida 2 para atender o restante das famílias a serem reassentadas posteriormente para a conclusão da intervenção.
Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Caetano disse que a Cidade do Saber "é uma obra de rico feita para os mais carentes" e que a parceria com o governo federal tem contribuído para a execução de importantes projetos para a cidade, a exemplo da Ubanização da Bacia do Rio Camaçari, a maior obra da história da cidade.
PROJETO
A Revitalização da Bacia do Rio Camaçari vai beneficiar cerca de 90 mil moradores e tem o objetivo de recuperar o rio Camaçari e os afluentes. A obra conta com recurso de quase R$ 274 milhões, provenientes do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), sendo cerca de R$ 24 milhões de contrapartida da Prefeitura.
O projeto prevê a recuperação e dragagem do rio Camaçari, além da limpeza e despoluição dos afluentes Piaçaveira, da Prata, Eiu Branco, Pedreiras, Mandú, além do Canal da Acajutiba, além de intervenção em 1,5 milhão de metros quadrados de área urbanizada.
A obra prevê novas pontes, pontilhões e unidades hidráulico-sanitárias, recuperação do Horto Florestal, com a criação do Parque Botânico, e conclusão da recuperação do Morro da Manteiga.
Estão previstos ainda a construção de 22 equipamentos comunitários, dois CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)/Casa da Família, praças, quadras poliesportiva, parques, urbanização, ajardinamento com plantio de gramas e árvores, instalação de aparelhos de ginástica e brinquedos, quiosques comerciais e de convivência.
Serão contemplados com a obra os bairros Nova Aliança (antigo Phoc 1), Renascer (antigo Phoc 2), Tancredo Neves (antigo Phoc 3), Nova Vitória, Novo Horizonte, além do Parque Verde, Satélite e Florestal, Natal, Centro, Jardim Brasília, dos 46, Recanto das Árvores, Gleba C, Ulysses Guimarães (antiga Gleba E), Verdes Horizontes, Piaçaveira, Acajutiba e Jardim Palmeira.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here