Camaçari continua campeã de exportação da Bahia - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, janeiro 17, 2012

Camaçari continua campeã de exportação da Bahia


Camaçari é, entre os municípios baianos, o que mais exportou e importou produtos em 2011, se consolidando na liderança. O Município, que responde sozinho por 22,28% das exportações da Bahia, é também referência no Nordeste. No último ano, as exportações foram de US$ 2,33 bilhões e as importações chegaram a US$ 3.23 bilhões.
Dentre os produtos que mais impulsionaram as exportações em 2011 estão os pigmentos químicos, alguns com crescimento de 598,61%, pneus novos para ônibus e caminhões, com 352,18% de aumento, e álcool láurico (álcool graxo industrial), com 83% de crescimento.
Já as importações foram impulsionadas pela compra do derivado de petróleo nafta, utilizado principalmente como matéria-prima da indústria petroquímica, com alta de 649,20%, e de outros produtos primários da indústria química e automotiva.
Com a expressiva atração de empresas, a previsão é de que Camaçari volte a apresentar substancial crescimento nas importações e exportações em 2012, superando mais uma vez os índices apresentados pelos demais municípios baianos.
Somente nos últimos seis meses, Camaçari atraiu, dentre outras fábricas, a montadora Jac Motors, o complexo acrílico Basf, a usina Arembepe Energia, a empresa de energia eólica Alstom e a química Peroxy Bahia.
Este ano, já estão confirmadas outras indústrias para o Município, a exemplo da Duroline Tec, Kimberly–Clark, Wacker Química e Torres do Brasil Energia Eólica.
A cadeia de produção industrial de Camaçari oferece, sozinha, mais de 35 mil postos de trabalho. Com a chegada de novas fábricas, o setor de serviços, inevitavelmente, será impulsionado.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here