Prêmio Braskem oferece Oficina de Audiovisual - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, dezembro 27, 2011

Prêmio Braskem oferece Oficina de Audiovisual



Em 2012 o Prêmio Braskem de Teatro ganha uma ação inédita que mescla responsabilidade social e investimento na formação cultural e artística de jovens baianos. Com foco no público de 16 a 21 anos, esse projeto tem o objetivo de qualificar 30 jovens que desejem avançar seus conhecimentos em audiovisual.
O tema do espetáculo de premiação do Prêmio Braskem de Teatro 2011, que ocorre no dia 04 de abril de 2012, é: O Teatro nosso de todo o dia! Com esse tema o roteirista e diretor geral do espetáculo Elisio Lopes Jr, vai fazer uso dos vídeos que serão produzidos nessa oficina dentro do espetáculo que ganha uma concepção mais performática, integrando outras linguagens para homenagear o teatro.
UMA CÂMERA NA MÃO, E MUITA ARTE NA CABEÇA!
A proposta é que esses jovens participem de um curso com 80 horas de duração, divididas entre atividades práticas e teóricas, que permitirão aos participantes o exercício do pensar as artes cênicas através das lentes de uma câmera. Esse seria o mote para a teledramaturgia, que é uma arte irmã das artes cênicas.
O teatro baiano já é consagrado como um celeiro de talentos e, exporta dos seus palcos, nomes competentes para a televisão e o cinema. Essa é uma ligação estreita entre o teatro e a TV. E nessa oficina as duas artes estarão na pauta.
As aulas teóricas ocorrerão sempre de segunda a sexta das 9h às 12h na Sala Alexandre Robatto na Biblioteca Central dos Barris, com renomados professores da área de TV, cinema e do teatro. E as atividades práticas serão feitas em pequenas equipes, com a orientação personalizada dos professores do projeto.
Serão aulas de roteiro, direção, direção de arte, produção, e noções técnicas de áudio e luz. Todas as atividades estarão integradas num programa que levará os jovens às atividades práticas numa interação criativa com os facilitadores de cada conteúdo. Já está confirmada a participação de profissionais como Kico Povoas (Montador de filmes premiados como Premunição e Jardim das Folhas Sagradas), João Rodrigo (Diretor de longas como Trampolim do Forte e Agostinho da Silva – Um pensamento vivo), Anderson Rosemberg (Produtor de longas como Eu me Lembro), e Elisio Lopes Jr (Roteirista de vários filmes, e do programa Espelho de Lazaro Ramos, no Canal Brasil, além de Diretor Geral da Invencionicce).
COMO PARTICIPAR
  1. Inscrição gratuita, aberta de 21 de dezembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012.
  2. Qualquer jovem entre 16 e 21 anos pode participar.
  3. O candidato tem que estar estudando na rede pública de ensino, seja no ensino médio, ou nível superior, qualquer curso e semestre.
  4. Ter alguma experiência artística prévia (Teatro, audiovisual, musica, dança, literatura…), ou ser integrante ou egresso de algum projeto social.
  5. Residir em Salvador ou na região metropolitana.
  6. Ter disponibilidade total para participar das atividades do projeto.
  7. No caso de menor de 18 anos, ter autorização do responsável.
Cada candidato deve:
  1. Acessar o blog do projeto: www.premiobraskemdeteatro.com.br
  2. Preencher plenamente as 03 etapas da ficha de cadastramento.
  3. Responder à pergunta final redigindo um texto que expresse o seu pensamento e sua criatividade.
  4. Conferir entre os dias 19 e 20 de janeiro a lista dos 30 jovens selecionados.
  5. Os 30 jovens selecionados devem comparecer à reunião inaugural agendada para o dia 23 de janeiro, onde será fornecido todo o material didático e orientações necessárias.
  6. Haverá uma lista de 10 suplentes, O integrante que estiver ausente por 02 dias seguidos, sem apresentação de justificativa de saúde ou similar, será substituído por um dos suplentes.
  7. Os jovens receberão um auxílio transporte para integrar o projeto.
A comissão que selecionará os jovens para o projeto será composta por 05 professores do projeto, e 01 representante da Invencionicce Projetos, responsável técnica pela ação. E os critérios serão os seguintes:
  1. Conteúdo e forma da redação postada no site.
  2. Experiência prévia em qualquer linguagem artística.
  3. Experiência prévia com audiovisual (desempate)
Os 30 jovens que integrarão essa oficina participarão do espetáculo de premiação do prêmio Braskem de Teatro no dia 04 de abril no Teatro Castro Alves. Não apenas trazendo para a cena um conteúdo vivo e criativo que será elaborado nessa oficina, mas também vivenciando uma experiência única de integração entre o teatro e o audiovisual, seus aspectos técnicos e artísticos.

SERVIÇO:
O QUE: Ação Social do Prêmio Braskem de Teatro  – Oficinas de Audiovisual
QUANDO: 21 de janeiro a 23 de março de 2012
HORÁRIO:  9h às 12h
ONDE: Biblioteca Central dos Barris (Sala Alexandre Robatto – DIMAS)
IDEALIZAÇÃO E PRODUÇÃO: Invencionicce – Arte, Comunicação e Projetos
PARCERIA: DIMAS/FUNCEB
PROJETO E REALIZAÇÃO: Braskem  
COORDENAÇÃO GERAL: Caderno 2 Produções
MAIORES INFORMAÇÕES: 71 3034-3478 (das 14h às 18h)
RESPONSÁVEL: Nívia Castilho ou Fernanda Almeida (Produtoras da Invencionicce)
EMAIL DE CONTATO: social@premiobraskemdeteatro.com.br
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here