Prefeitura aderiu ao Plano através da criação do Programa Municipal de Superação da Pobreza Extrema - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Prefeitura aderiu ao Plano através da criação do Programa Municipal de Superação da Pobreza Extrema



O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) destinou 1.720 vagas para Camaçari. A iniciativa faz parte do Plano Nacional Brasil Sem Miséria, do governo federal, ao qual o Município aderiu com a criação do Programa de Superação da Pobreza Extrema de Camaçari. Na segunda-feira (12/12), acontece uma teleconferência para discutir o funcionamento e a operacionalização do Pronatec na cidade.
De acordo com o secretário da Cidadania e Inclusão (Secin) do Município e coordenador titular do Pronatec em Camaçari, Carlos Silveira, das 1.720 vagas iniciais do orçamento do Pronatec de 2011, 440 vagas serão destinadas para moradores da orla.
Entre os cursos oferecidos para o Município estão o de torneiro mecânico, caldeireiro, alfabetização avançada em Língua Portuguesa, Matemática, Tecnologia e Empreendedorismo, pedreiro, fresador mecânico, garçom básico, recepcionista, porteiro e vigia.
A realização da teleconferência, em local ainda a ser definido, irá tratar também de questões referentes ao Sistec/MEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) do Ministério da Educação (MEC). A partir deste encontro, será construído o calendário do Pronatec, a exemplo de informações sobre inscrição, matrícula, início das aulas, entre outros.
Realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a teleconferência contará com a presença de representantes das secretarias envolvidas no programa, como a Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), Seduc (Secretaria da Educação), Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca) e da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social).
Além disso, estarão presentes também representantes do Senai (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) e IFBaiano (Instituto Federal Baiano), instituições que irão ofertar os cursos.   
Na terça-feira (06/12), em Salvador, foi realizada uma reunião de pactuação das vagas do Pronatec entre o MDS, os 13 municípios atendidos na primeira fase, entre eles Camaçari, o Senai, Senac, IFBA e IFBaiano, além da Sedes - BA (Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza). 
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here