Sistema de mapeamento digital de Camaçari é um dos melhores do mundo - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, outubro 25, 2011

Sistema de mapeamento digital de Camaçari é um dos melhores do mundo


O Sistema de Informações Geográficas (SIG) desenvolvido pela Prefeitura de Camaçari foi classificado entre os melhores do mundo pela empresa americana Pmapper, segundo notícia divulgada na última segunda-feira (24/10), no site da empresa. Com a classificação, o SIG de Camaçari servirá de exemplo para outros empreendimentos e Municípios.
A empresa americana considerou o URBAM, sistema de informações sobre Urbanismo e Meio Ambiente do SIG, perfeito e alinhado às exigências da Mapserver, grupo empresarial que classifica a aplicação de utilitários no sistema de geoprocessamento.
A ferramenta, desenvolvida pela SEDUR (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), por meio da Coordenação de Planejamento Urbano, Gerência de Geoprocessamento e Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) do Município, está disponível no portal oficial da Prefeitura, no endereço eletrônico www.camacari.ba.gov.br. O arquivo eletrônico é visualizado desde 2009.
O SIG é um software auto-explicativo que permite a localização, via internet, de mapas, consulta de parâmetros urbanísticos e de construção, áreas de preservação ambiental, limite dos bairros e informações sobre zoneamento ambiental.
O sistema também localiza logradouros, bairros, escolas e postos de saúde e ainda permite a análise de processos administrativos, a exemplo do auxílio da emissão de alvarás e certidões, definição de novas rotas de trânsito e de locais em condições ideais para construção.
Antes da ferramenta, o interessado em obter informações sobre uma determinada área para construção de imóvel, por exemplo, tinha que ir até um posto da CAM (Central de Atendimento Municipal) para dar entrada ao processo. Em seguida, o documento era encaminhado à Sedur para análise. Esse processo demorava em torno de 30 dias para ser resolvido. A partir da criação do SIG, a informação passou a ser obtida de forma imediata.
“A intenção é eliminar uma boa parte da burocracia e facilitar a vida daqueles que necessitam utilizar o serviço”, afirma o secretário do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino.
Ainda segundo o secretário, a maior satisfação é ter o trabalho reconhecido. “Um dos fatores mais relevantes é que o sistema foi totalmente idealizado e confeccionado pelos servidores municipais de Camaçari”, completa.
O projeto, inclusive, levou o Município a concorrer, em 2010, ao prêmio Prefeito Empreendedor, oferecido pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Quem desejar visualizar as informações da classificação da empresa Pmapper pode acessar o endereço eletrônico www.pmapper.org/gallery.shtml.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here