Dia Rosa de Combate ao Câncer de Mama em Camaçari - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quarta-feira, outubro 26, 2011

Dia Rosa de Combate ao Câncer de Mama em Camaçari


A praça Desembargador Montenegro ficou lotada durante o Dia Rosa de Combate ao Câncer de Mama, evento referente ao movimento mundial Outubro Rosa, que tem como finalidade mobilizar e conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante a tarde de terça-feira (25/10), mais de 200 mulheres se cadastraram para realizar a mamografia, exame que diagnostica qualquer tipo de alteração nas mamas. O serviço é oferecido de forma permanente no SUS (Sistema Único de Saúde) de Camaçari, através da rede conveniada.


 
O cadastro será encaminhado para a unidade de saúde mais próxima da residência de cada paciente, que será contatado pela equipe do posto para prévio agendamento. Mulheres acima de 40 anos, que nunca realizaram o exame ou com mais de dois anos sem fazê-lo, com idade acima de 35 anos e com histórico de câncer na família, terão preferência para fazer a mamografia.



No dia Rosa de Combate ao Câncer de Mama a população também aferiu a pressão arterial e faz o teste para avaliação e controle glicêmico, enquanto apreciavam a apresentação da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) e do grupo cultural Espermacete, da localidade de Barra do Pojuca.
Moradora do bairro Nova Vitória, Mônica dos Santos, 43 anos, não perdeu tempo e aproveitou o evento para se cadastrar. Com quase dois anos sem fazer a mamografia, ela assegura que “o movimento é importante, visto que muitas mulheres ainda se sentem inseguras para fazer o exame”.
Durante o evento, a coordenadora do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), Luciana Jaqueline, lembrou que o câncer é a segunda doença que mais mata, sendo que o de mama é o que mais acomete as mulheres. “Vocês devem procurar a rede de saúde do Município para realizar o exame”, ressaltou.
A diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde de Camaçari, Elba Brito, alertou para a incidência da doença que vem crescendo em todo mundo. “Quanto antes detectarmos o câncer, maior a chance de cura”, disse reafirmando que “é necessário multiplicar essa informação entre os grupos de amigos e familiares”.
A iniciativa foi encerrada com a entrega da faixa de madrinha do Movimento Outubro Rosa em Camaçari para a secretária da Mulher, Aurenita Castillo. Emocionada, não poupou elogios aos profissionais da saúde do Município. “Aqui, os cidadãos não só encontram uma excelente cobertura médica, mas também um atendimento de qualidade”, concluiu, lembrando os avanços da saúde do Município nos últimos anos.
As ações do Outubro Rosa em Camaçari seguem até o dia 28 e nesse período serão realizados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas USFs (Unidades de Saúde da Família) trabalhos de mobilização e conscientização, a exemplo de palestras e identificação de pacientes para realizar o exame.
Este ano, o Movimento Outubro Rosa no Município contou com o apoio da Secult (Secretaria da Cultura), Semu (Secretaria da Mulher), Seduc (Secretaria da Educação), Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos) e dos vereadores Alfredo Andrade (PSB) e Paulinho do Som (PT).
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here