A revitalização da bacia do Rio Camaçari é a obra de maior impacto na vida da população - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

segunda-feira, setembro 19, 2011

A revitalização da bacia do Rio Camaçari é a obra de maior impacto na vida da população


A Cidade do Saber ficou pequena diante do entusiasmo e curiosidade da população em conhecer o projeto de Revitalização Urbana da Bacia do Rio Camaçari. Durante quase uma hora, o Foyer e o Teatro ficaram lotados por aqueles que prestigiaram o lançamento da maior obra da história do Município.
Considerado o segundo melhor projeto do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) no Brasil, a revitalização vai beneficiar 90 mil pessoas. As obras estão orçadas em R$ 280 milhões, sendo R$ 23 milhões de contrapartida da administração municipal.
A ação vai beneficiar 19 bairros do entorno do rio, como Parque Satélite, Parque Florestal, Natal, Nova Vitória, Novo Horizonte, Centro, Jardim Brasília, dos 46, Phocs 1,2 e 3, Recanto das Árvores, Glebas E e C, Parque Verde, Verdes Horizontes, Piaçaveira, Acajutiba e Jardim Palmeira, além das regiões do Pólo de Apoio e Poloplast.
Apresentado pelo prefeito Luiz Caetano na noite de quinta-feira (15/09), o projeto vai promover mais qualidade de vida, saúde, segurança, lazer, infraestrutura, mobilidade urbana e cidadania para moradores e visitantes de Camaçari. “Este é um momento muito especial na vida da cidade, que terá uma nova realidade”, disse o prefeito.
Caetano ainda informou que a Prefeitura vai discutir e esclarecer amplamente a revitalização com a população e que, a partir da próxima semana, uma equipe da administração municipal vai percorrer as praças da cidade mostrando o projeto para toda a comunidade. 
As intervenções têm início com a despoluição e recuperação do Rio Camaçari e os seus afluentes. A partir daí, começam as obras que, entre outros aspectos, irão diminuir o risco de enchentes e cheias no Município.
Após a apresentação, a aposentada Adelaide Andrade, moradora do bairro Phoc 1, confessou ter ficado bastante feliz com o projeto. “Isso é resultado de uma luta de muitos anos, estou muito satisfeita. Camaçari vai se tornar uma nova cidade”.
Para o gerente geral da Caixa em Camaçari, Elisson Paranhos, o projeto vai possibilitar mais saúde à população, beleza e mobilidade dentro da cidade. Além disso, a revitalização vem corrigir alguns problemas do crescimento desordenado da cidade.
Professora e moradora do bairro Camaçari de Dentro, Maria Áurea dos Santos acredita que tudo vai melhorar em Camaçari. “Além de a cidade ficar mais bonita, vai aumentar a oferta de emprego para a população”, destacou.
PROJETO
A iniciativa prevê a implantação de 100 mil metros quadrados de pavimentação, passeios e novas vias, 1.183 equipamentos urbanos e de lazer (parques infantil e de ginástica, quiosques de convivência e comerciais), 457.780 metros quadrados de recuperação ambiental e 446.805 metros quadrados de contenção, proteção e estabilização do solo.
Sem falar na construção de uma ciclovia e pista para pedestre com 26 mil metros, cada, 25.710 metros de drenagem pluvial, 10.941 metros de abastecimento de água encanada, urbanização de uma área de 1,5 milhão de metros quadrados, além da implantação 2.880 metros de esgotamento sanitário e de 25 mil metros de energia e iluminação.
Dentro do projeto consta a instalação de 84 unidades hidráulico-sanitárias em residências que estão irregulares, totens de internet gratuita ao logo da área da intervenção, recuperação do Horto Florestal, conclusão da recuperação do Morro da Manteiga e a criação do Parque Botânico do Município.
Fazem parte também da iniciativa a construção de um viaduto, 16 quilômetros de vias de contorno no entorno do rio para passagem de veículos, 37 pontilhões, sete pontes, dois CRAS - Casa da Família (Centro de Referência em Assistência Social) e o Balneário Rio da Prata.
Também participaram da cerimônia, integrantes do legislativo municipal e estadual, secretários municipais, representantes do comércio, sociedade civil, lideranças comunitárias, partidos políticos e a comunidade.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here