Projeto oferece atividades culturais, esportivas e educacionais aos jovens - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

sexta-feira, setembro 02, 2011

Projeto oferece atividades culturais, esportivas e educacionais aos jovens


Deivide Santana, 21 anos, integrante do Protejo (Proteção de Jovens em Território Vulnerável), de Camaçari, fez bonito durante a entrega do certificado do projeto, no Teatro da Casa do Comércio, em Salvador. Na ocasião, o jovem, ao receber o documento, cantou um rap com os amigos e foi aplaudido de pé pela platéia.
A cerimônia, que aconteceu quarta-feira (31/08), reuniu jovens dos Territórios de Paz de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e Salvador, este último dividido em duas áreas, São Cristóvão e Tancredo Neves. Além de Deivide, Ana Paula Borges, 24 anos, também representou os cem alunos de Camaçari integrantes do Protejo.
Para Deivide, participar do projeto foi uma excelente oportunidade para adquirir novos conhecimentos “e me tornar um cidadão melhor”, avaliou. Feliz, Ana Paula Borges explicou que durante um ano de curso, a turma permaneceu unida. “Somos vitoriosos”, declarou ao acrescentar que o Protejo “distancia os jovens das drogas e da violência”.
A secretária do Desenvolvimento Social e também secretária executiva do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), órgão que coordena as ações do Pronasci no Município, Jailce Andrade, falou da satisfação em ver esses jovens com a vida transformada. Ela lembrou também que o governo de Camaçari continua em busca de parcerias, desenvolvendo novos projetos para beneficiar cada vez mais a juventude do Município, em especial, jovens em situação de vulnerabilidade social.
Jailce Andrade disse ainda que há a possibilidade de se formar uma segunda turma do Protejo em Camaçari, só que com um novo formato, com o projeto sendo executado pelo Município, visto que a primeira foi coordenada pela Secretaria da Educação do Estado, através do IAT (Instituto Anísio Teixeira).
 O PROGRAMA
O Pronasci, programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça, foi implantado em Camaçari em 2007. Além do Protejo, que teve início em 2009 e término em 2010, o Município também desenvolveu o projeto Mulheres da Paz, a formação do GGIM, a criação do Território de Paz, que envolve os bairro Phocs I, II e III, e a implantação do sistema de vídeo-monitoramento nessas localidades.
Recentemente, em Camaçari, o Pronasci lançou o programa Violência nem de Brincadeira, que trabalha a cultura da paz e a prevenção da violência nas escolas e nas comunidades vizinhas às unidades de ensino.
Outra novidade será a Casa do Pronasci, local onde serão realizadas oficinas e cursos oferecidos pelo programa. A expectativa é de que o novo espaço seja entregue em outubro. A coordenadora do Pronasci em Camaçari, Ana Gomes, garante que as ações do programa vão continuar na Casa do Pronasci, no bairro Phoc II.
O evento contou com a presença do coordenador Nacional do Protejo, Néri da Costa, da Coordenadora Executiva do Protejo, Rosa Borges, além de diversos coordenadores municipais do Pronasci e educadores do Protejo.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here