Emoção na entrega de cadeiras de roda - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, setembro 01, 2011

Emoção na entrega de cadeiras de roda



A entrega das cadeiras de roda motorizadas, realizada nesta quarta-feira (31/08), no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde de Camaçari), trouxe grande alegria para 14 cadeirantes do Município.
“Um governo se consolida quando realiza o sonho da população”, declarou o prefeito Luiz Caetano, que entregou a primeira cadeira de rodas para Telma de Jesus, usuário do Cuidar.
Na oportunidade, o gestor municipal autorizou a segunda etapa da entrega de novos equipamentos, que beneficiarão mais 15 cadeirantes. De acordo com o secretário da Saúde, Camilo Pinto, os beneficiados terão uma perspectiva de vida melhor.
Na ocasião, o titular da Sesau anunciou ainda para este ano a entrega das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) das Glebas A e B, duas USFs (Unidades de Saúde da Família), além do encaminhamento do projeto de construção da maternidade do Município para a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia).
Sem conter as lágrimas, a aposentada Suely de Fátima Souza, 46 anos, afirmou que a iniciativa é sinônimo de liberdade para os contemplados. “Graças ao trabalho realizado pela Prefeitura, os portadores de deficiência têm conquistado várias vitórias”, disse a moradora de Arembepe, cadeirante há 10 anos, acrescentando que passará a ter mais autonomia para viver.
Segundo a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Sesau, Elba Brito, os novos equipamentos vão estimular a inserção social, possibilitar mais mobilidade, além de aumentar a auto-estima dos cadeirantes. Ainda de acordo com a diretora, as cadeiras de roda motorizadas representam um investimento de aproximadamente R$ 100 mil.
Cerca de 60 candidatos participaram da seleção para aquisição dos equipamentos, realizada por uma comissão formada por profissionais do Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física), médicos e psicólogos da Sesau.
“Foram levados em consideração critérios como o comprometimento motor, além da situação social, econômica e cultural das pessoas”, explicou a coordenadora do Cempre, Andréa Schleu, que na oportunidade anunciou que, após processo de licitação, a unidade fará concessões de órteses, próteses mamárias e meios auxiliares de locomoção.
O presidente da UDEC (União dos Deficientes de Camaçari), Jailson Ferreira, e o vice-presidente da entidade e presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Elton Britto, foram unânimes em afirmar que a ação “é um marco na história do Município”, além de proporcionar mais independência aos cadeirantes.
Ainda prestigiaram a cerimônia, os secretários municipais da Administração, Ademar Delgado, das Relações Institucionais, Ademar Lopes, do Esporte e Lazer, Vital Sampaio, e da Cultura, Vital Vasconcelos.
Também compareceram os vereadores, Téo Ribeiro (PT), Bispo Jair (PRB) e Paulinho do Som (PT).
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here