Projeto utiliza o teatro para abordar a violência sexual - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, agosto 09, 2011

Projeto utiliza o teatro para abordar a violência sexual


Nesta segunda-feira (08/08), a Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) de Camaçari deu início a mais uma edição do projeto CRAS nas Escolas. O Centro Comercial foi palco para uma apresentação teatral em alusão ao 21º aniversário do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), comemorado no dia 13 de julho.
A atividade, executada pela coordenadoria de Proteção Básica da Sedes, por meio dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), integra as ações voltadas para o enfrentamento da violência, exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes do Município.
Permissionários e consumidores do Centro Comercial assistiram a peça Flores, encenado pelo Grupo Teatral Vado Fernandes.
A montagem narra a estória de duas florzinhas, Rosinha e Girassol, que vivem sob os cuidados de um jardineiro que, para tocá-las e cheirá-las, tanta seduzi-las com adubos e pedrinhas decorativas. “Tentamos abordar um tema tão difícil e delicado, de uma forma simples e lúdica”, explica o diretor autor e diretor do espetáculo, Vado Fernandes, acrescentando que na peça é utilizada a metáfora das flores, “já que as crianças são tão sensíveis quanto elas”. Na sequência, foi feita uma discussão sobre o tema.
Ainda de acordo com Vado Fernandes, a apresentação foi montada em parceria com a Sedes como forma de contribuir com os trabalhos realizados pela secretaria no combate à exploração sexual infantil.
Para a permissionária do ramo de confecções, Mércia de Jesus, trabalhos como este devem acontecer constantemente, “pois favorecem a conscientização da população”.
Segundo a gerente dos CRAS, Glediane Lima, a escolha do Centro Comercial como palco para a primeira apresentação ocorreu em função da grande movimentação de pessoas no local.
As apresentações teatrais acontecem durante o mês de agosto. A intenção é de que escolas de abrangência dos CRAS recebam o projeto, beneficiando os estudantes e as famílias. Além disso, as encenações acontecem também na Casa da Criança e do Adolescente, na praça Desembargador Montenegro, na sede da Bamuca, no Conselho Tutelar e no Espaço Conviver.

Programação

09/08 – Casa da Criança
10/08 – CRAS Nova Vitória
11/08 – CRAS Phoc II
12/08 – Conselho Tutelar
15/08 – CRAS Parafuso
16/08 – CRAS Vila de Abrantes
17/08 – CRAS Arembepe
18/08 – CRAS Monte Gordo
19/08 – CRAS Barra do Pojuca
22/08 – CRAS Burissatuba
23/08 – CRAS Verde Horizonte
24/08 – Bamuca
25/08 – Praça Desembargador Montenegro
26/08 – Espaço Conviver
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here