Profissionais da saúde participam do curso de Formação de Apoiadores Institucionais - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

sexta-feira, agosto 26, 2011

Profissionais da saúde participam do curso de Formação de Apoiadores Institucionais



 Camaçari foi o primeiro Município brasileiro a demonstrar interesse de realizar o curso de Formação de Apoiadores Institucionais, ofertado pela coordenação da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde. A afirmação é da consultora do Ministério da Saúde, Aline Costa, durante a abertura da capacitação. Camaçari é o 25º município brasileiro contemplado, mas o primeiro a trabalhar em parceria com o Ministério para realizar a capacitação.
O curso, que conta ainda com a colaboração da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado), foi aberto quinta-feira (25/08), com o início das aulas do primeiro módulo. Dividido em duas etapas, a primeira fase é destinada a 40 gestores da saúde que, na segunda fase, ganham a companhia de outros 80 profissionais que atuam nas unidades da rede municipal. O curso, com duração de 14 meses, é composto por 14 módulos que focam na formação e na intervenção.
Para o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Paulo César Costa, a iniciativa é positiva. Segundo ele, o acolhimento do paciente é a principal meta a ser alcançada nas unidades de saúde do Município. “Mas do que oferecer o serviço de qualidade, é preciso pensar no acolhimento humanizado dos pacientes”, observou.
A subsecretária da Saúde, Sandra Marques, acredita tanto na importância da humanização do SUS que fez questão de se inscrever no curso. “Temos uma boa estrutura física na saúde, mas é preciso melhorar cada vez mais o tratamento oferecido aos usuários do SUS”, comentou.
Através da Sesau, a Prefeitura de Camaçari tem investido em projetos na área da humanização, que preza o melhor atendimento para os usuários do SUS, assim como uma melhor qualidade para os trabalhadores e a qualificação da gestão da saúde.
Também participaram da abertura, a consultora do PNH do Ministério da Saúde, Rose Delgado, a coordenadora estadual do PNH, Tatiana Santos, o diretor da Diretoria de Gestão do Trabalho da Sesab, Carlos Silvan, e a coordenadora municipal do Humaniza SUS, Valentina Saraiva.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here